quarta-feira, 24 de março de 2010

Reportagem: Troféu Cidade da Guarda

Junto da hora do almoço de hoje, começaram a chegar os ciclistas de 15 selecções.
Estão alojados na cidade até ao próximo domingo, para participarem no Troféu Cidade da Guarda.
Vamos ler o noticiado no Jornal Cinco Quinas.

"Ontem à tarde conheceram-se os números e valores que envolverão toda a logística do Troféu Cidade da Guarda para a “Taça das Nações” – 4.º Grande Prémio de Portugal de ciclismo, visto que, a autarquia da Guarda está associada à Produções de Actividades Desportivas, S.A. (PAD), entidade organizadora da “Volta a Portugal”, para o próximo quadriénio 2010/2013. Como este ano a “Volta” não contemplará a cidade mais alta do país, a PAD, representada pelo Director e ex-ciclista Joaquim Gomes, compensou a cidade dos cinco “efes” com uma prova a contar para a Taça das Nações de Sub-23, se bem que no triénio 2011/2013, poderá ser palco partida ou chegada da prova de ciclismo mais importante de Portugal.
Para o vereador da Câmara Municipal da Guarda, Vítor Santos quando se é parceiro numa competição deste género tudo tem de ser visto segundo a dicotomia “custo/benefício”, pois a verba que foi disponibilizada pela autarquia irá ser compensada pelo aumento de movimento na cidade durante estes três dias, quer a nível de restauração, como de hotelaria. Vítor Santos salientou a importância das “parcerias intermunicipais”, como o caso das autarquias do Sabugal e Trancoso, que também vestiram a camisola por este evento, pois como referiu “estamos no mesmo barco” para desenvolver a região.
Da parte do município do Sabugal esteve presente o Presidente António Robalo, um amante desta modalidade desportiva, que viu nesta parceria uma aposta ganha, pois quatro selecções estarão a pernoitar durante a prova e o Concelho será palco da primeira etapa.
Da parte da Federação Portuguesa de Ciclismo esteve presente na conferência de imprensa o Presidente Artur Moreira Lopes que acrescentou que apesar do ciclismo no interior do país ser uma actividade desportiva pouco vincada e apoiada, esta modalidade continua a ser um desporto de “massas populares” devido ao suporte televisivo. Ou seja, que a região só tem a ganhar com a realização deste tipo de provas.
Este ano a prova vai decorrer na Beira Alta (interior), onde a cidade da Guarda será o quartel-general do 4.º GP de Portugal e Sabugal e Trancoso as trincheiras.
O pelotão composto por quinze equipas, duas das quais em representação de Portugal, sai da Guarda na sexta, dia 26 de Março, para percorrer os 123,4 km da primeira etapa, em direcção ao sul, a caminho da cidade do Sabugal. A segunda etapa é realizada em Trancoso no dia 27, onde serão percorridos 116,4 km. No domingo realizar-se-á um contra-relógio de 17 km na cidade da Guarda, que servirá para tirar quaisquer dúvidas em relação às etapas anteriores.
Valores e números
Questionado pelos jornalistas sobre os valores do Troféu da Guarda – 4.º GP de Portugal, Joaquim Gomes referiu que estes serão os números e os montantes:
- 15 É o número de selecções que participam, sendo elas Portugal A e B, Rússia, Suiça, Espanha, África do Sul, Luxemburgo, UCI, Alemanha, Holanda, Colômbia, Cazaquistão, França, U.S.A e Dinamarca;
- 6 É o número de ciclistas por cada selecção;
- 90 É o total de ciclistas que participarão na prova;
- 100 É o número de pessoas da organização;
- 360, aproximadamente, é o número total de todo o staff da prova;
- 17.500,00 Euros é o investimento da Câmara Municipal da Guarda;
- 7.500,00 Euros é o que a Câmara Municipal do Sabugal irá investir (o mesmo valor aproximadamente da Câmara Municipal de Trancoso);
- 26 De Março, é o dia da primeira etapa que começará no Sabugal;
Para além da cidade, algumas freguesias do Concelho estarão sobre rodas, ou melhor, serão local de passagem, como por exemplo: Rendo, Vila Boa, Alfaiates, Soito (Meta Volante), Ozendo, Torre e, termina no Sabugal (palco de chegada), num total de 123,4 quilómetros."
Hoje ao final da tarde as equipas técnicas faziam manutenção às máquinas (fotos Helder Coelho)



Sem comentários: