domingo, 14 de fevereiro de 2010

Rescaldo: BTT do Queijo




Os outdoors que estavam afixados pela cidade desde há 2 semanas, informavam que no decorrer da "Feira do Queijo 2010" em Celorico da Beira, estaria incluído o BTT do Queijo.
Foi o Filipe que por telefone desactivou o estado de stand-by do Team: "- Como é? Vamos lá?"
Havia já algum tempo que não participávamos numa prova, o último foi em Dezembro de 2009, e por si só justificava os níveis de ansiedade notados.
O resto da semana foi então passado a fazer os devidos ajustes a agenda de cada um para que estivéssemos disponíveis para o pedal no sábado de manhã. Apenas Davide, à última da hora e por motivos laborais, o Telmo e o Carlos confirmaram que não lhes seria possível acompanhar os BikeVassouraTeam na "invasão" a Celorico da Beira.

Culpa do sono e algum frio, a visão era entorpecida..


 O café: aquele amigo que nos "clarifica" o pensamento.


As previsões meteorológicas são um factor importantíssimo na planificação das voltas e passeios, e na sexta-feira estavam bastante austeras... Esperava-nos uma frente fria polar proveniente de França e Alemanha, e trazia em dívida para com S. Pedro uns geados 6ºC (negativos entenda-se) e isso arrefeceu os apetites de alguns. Vale nestas alturas o chamamento interno de grupo, que eleva a moral de todos e leva a fazer "cara feia" às dificuldades de percurso como são as baixas temperaturas.

 Tentámos a todo custo, ver a temperatura em todos os campos que não o dos Celcius: infrutífero...


Após alguns contactos o peso do grupo fez-se notar e estava então de novo em marcha o plano de ataque:

Sex., 12/02/10
GMT 22h00  - Carregar Specialized - Curto ou Cheio. Miguel.
GMT 23h00  - Instalação Ciclocomputador volante direcção Specialized. Coelho.  

Sab., 13/02/10
GMT 07h35 - Carregar  Berg Thora , Specialized e material de apoio. Coelho.
GMT 07h45 - Carregar GT Avalanche, Trek e materiais de apoio. Bruno, Mini.
GMT 07h50 - Carregar uni-dose de cafeína via oral - Forninho - Miguel, Coelho, Bruno, Mini ,Vítor, Carlos Dinis, Dionísio.
GMT 07h55 - Carregar Trek, material de apoio. Dionísio.
GMT 08h00 - Ordem de saída. Destino: Celorico da Beira - Piscinas Municipais. Team
GMT 08h20 -Preenchimento dos ingressos. Briefing. Team
GMT 08h30 - Saída para o passeio.
GMT 13h30 - Regresso ás bases.

É claro que entre o plano e o que foi a execução do mesmo houve lugar a demoras: a sair da cama, esquecimento de sapatilhas  e outras... que se averbou em 20 minutos de atraso...  em quase todos os checkpoints. 

Ao chegar a Celorico esperava-nos já o Filipe que chegara mais cedo, como sempre cumpridor dos horários. Tratadas as burocracias essenciais fomos ouvir as orientações do passeio pela Organização.
Algo abruptas, diga-se como nota de rodapé, desde que interrompidas pelas incisivas ordens de comando do agente da autoridade ali presente.

Dionísio começa a ser um "habitué" no seio do team. Qualquer dia leva com uma casaca...  

 
Bruno, pedalou bastante mas não estava nos seus dias...



O arranque para a prova não tardou e percorremos alguns kilómetros pela estrada e calçada até atingirmos o hipermercado, local onde deixámos a escolta policial.
O trajecto acidentado q.b., talhado por um misto de alcatrão/terra batida, permitiu aos apreciadores saborearem uma e outra variedade. Celorico da Beira, Fornotelheiro, Espinheiro, Vila Boa do Mondego, passando ao largo de Porteira e finalmente Casas do Soeiro, foram as localidades visitadas até ao regresso ao ponto de partida.

 Vale de Espinheiro.



 Observámos a beleza de uma ponte Sem Custos para o UTilizador... Não tarda mudam-lhe o nome..




A caminho do reforço.




 
Como sempre, a sombra do fotógrafo persegue-os a todos.



  
Outras vezes é o fotógrafo que é perseguido...




 Os M&M's (Miguel e Mini) sempre a dar ao pedal.

O 1º reforço foi no Espinhal, e por essa altura a comitiva dos BikeVassouraTeam tinha já na frente um elemento a protagonizar a fuga do dia e que viria a terminar nos lugares cimeiros - o Carlos Dinis. Esta certeza antecipada deu ao grupo a vontade de celebrar logo ali o bom desempenho do seu estimado membro.
Depois de uma pequena pesquisa encontrámos ali um café que nos acolheu com a nossa enérgica bebida - Cai Bem. E por ali confraternizámos alguns minutos em amena cavaqueira até que um elemento da organização sentindo a nossa falta e do nosso jovial fulgor, entrou estabelecimento fora e carinhosamente pediu que voltássemos à prova com um "- Oh pessoal vá lá... vamos lá então mais um bocadinho.. hã? " Quase irreal pensei...
Enternecidos com a lembrança, acedemos, e saímos com as pilhas carregadas para mais uns kilómetros.

 
A banana no sítio certo é fundamental na luta contra as cãibras.





 
Enquanto uns pousavam para a foto, outros faziam a limpeza(!)



A passagem pelo 2º reforço, repleto das comuns barras de cereais, bananas e águas, fez-se em ritmo já acelerado. Bruno juntava-se ali ao Vítor, ao Dionísio e ao Coelho. Rolavam algo atrás Miguel, Mini e também Filipe que tinha protagonizado um lapso no trajecto em cerca de 3 Kilómetros - às vezes acontece...

 Em plena carga.


Dali para a frente o pedal não mais pararia de girar até alcançarmos novamente as piscinas municipais e com isso terminávamos os cerca de 34,4 Km percorridos em 2h24m com uma velocidade média de 14,2 Km/h. O team esteve de parabéns uma vez que todos os atletas terminaram no TOP20!

Banho tomado, cabelo penteado... seguiu-se uma visita à Feira do Queijo que decorria nas redondezas, onde não podemos deixar de fazer algumas compras.

 " Olhe oh chefe! Desculpe, o queijo é certificado? 
- É sim Sr.! Eu certifico que é queijo! "

Mal entrámos demos conta que já estavam à nossa espera, pois logo ali uma barraquinha típica servia uma nova marca de Ginja que se aventurava no mercado. Paragem obrigatória  pois claro! Tínhamos de dar o nosso parecer...ou não fossemos apreciadores.
Veredicto: A "Ginginha Sanguinhal" tem um sabor frutado, corpo cheio e paladar adocicado. Qualidade verificada.

  Eu só queria fotografar a garrafa... Juro.

Ainda antes de nos ser servido em jeito de almoço um caldo de grão com couve e uma bifana no pão, pudemos assistir, a uma original e muito "cool" Fanfarra Sacabuxa.
Oriunda da Castanheira a fanfarra é composta por gente jovem e de grandes dotes musicais. O seu estilo descontraído propaga-se no espaço e nas pessoas que vai aglomerando em seu redor enquanto distribui verdadeiras notas musicais de boa disposição.
Recomendamos vivamente a procurarem conhecer melhor.


O nosso 1º passeio oficial de 2010 estava assim na recta final. Revelou-se uma boa maneira de fugir ao frio da Guarda ao enveredarmos por soalheiros trilhos nas vagas celoricenses.

Até à próxima prova!
Boas pedaladas.

Coelho


7 comentários:

Anónimo disse...

Foi uma voltinha muito boa :)

P.S. Não é Espinhal, mas sim Espinheiro :)

§ C.D § disse...

Um gajo a dar o litro para deixar o team nos lugares cimeiros.... e o restante team... no café a beber Cai bem???? e nao chamam????? acho k vou pedir o 'divorcio' pah :P


Boa voltinha :)

Coelho disse...

Obrigado pela correção anónimo!
Já está tratado. :)

Nós chamámos... mas ias tão à frente que não nos ouviste! LOL

GT 3 disse...

Pessoal:

Boa volta... o CAI-BEM estava bem bom. E aqueles na feira do queijo... melhor ainda!

Carlinhos da Caminha: ...... Ou se bebe Cai-bem... ou se é o AMSTRONG!!!! E não te esqueças que o Amsrtong.... só tem um testículo!!!!

Pensa nisso!!!

§ C.D § disse...

fdx.... a partir de hj.. sempre colado ao carro Vasooura.. :D.

GT 3 disse...

Assim tá bem..... mas.... ainda não percebi..se é a vontade dos cai-bens... ou aquela cena do túbaro!!!! lol

Coelho disse...

"O Armstrong só tem um"..... " pensa nisso" BBbbbuuuuuaaaahahahahahaha
:D