sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Rescaldo: Trilhos do Mondego - Lageosa




O último domingo levou á Lageosa do Mondego, os BikeVassouraTeam para participarem no 1º passeio que a AJL ( Associação Juvenil da Lageosa ) organizou.

De encontro marcado ás 08h00, os 3 primeiros madrugadores do grupo carregaram os equipamentos, com a azáfama habitual.
As bikes já têm lugar marcado no interior do furgão; foram então a seguir buscar mais um ciclista!


Já no "Forninho" na estação encontrámo-nos com outros dois amigos do Team, tomámos a dose de "doping" autorizada - café -  e a seguir ...uns com mais, outros com menos remela... fizemo-nos à estrada. A25 abaixo até ao famoso vale. O dia estava cinzento, nuvens por todo lado a ameaçarem.... mais tarde viriam a cumprir.


Cheio de novidades, este evento ficou logo a admirar os participantes pela não distribuição dos frontais.
Mas em troca foram distríbuídos "sacos-pequeno almoço"  2 maçãs, iogurte líquido e uma sandes era o conteúdo vitamínico, que nos fizeram chegar.

Os rituais de últimos check up's, Bruno ainda lubrificou a corrente ali....(homem ocupado...) mas o que é certo é que a lubrificação de última hora resultou, tenho cá para mim que aquela bike nunca teve tanto power como desta vez.... ainda hei-de experimentar.





Bruno: "dá corda á sapatilha".


Partida! Com direito a foto de grupo!
Uma start'up bem compostinha - 128 participantes - com a genica na ponta do pedal a fazer-se notar nos primeiros metros de alcatrão, a  seguir a entrada na povoação para a tradicional volta de reconhecimento á aldeia, par dar depois o verdadeiro  "mergulho" na terra batida.

Percurso altamente rolante, com os primeiros kms a serem feitos a descer, este dado normalmente é nos relembrado mais á frente - quando se desce muito... algures se irá subir....



Carlos: Indomável no pedal... com um ritmo impressionante.

Começaram-se a fazer os primeiros emparelhamentos  nas primeiras subidas,  equipas e conhecidos formaram grupos que iam comentando a paisagem e o relevo geográfico.

De salientar a presença feminina que vimos vindo assistindo nestes últimos encontros e que nesta prova da Lageosa se notaram também, algumas já habitués destas andanças, outras menos mas num estado de forma física que fazia inveja a muiiiiitos elementos masculinos  que rolaram nesta prova. É sempre cómico como alguns Btt'istas reagem á sua passagem, por norma passam a velocidades Warp 5 e "dão o litro" para não ficarem assim muito para trás.



Filipe: Fazia o aquecimento...mas o sol era pouco. Está também em muito boa forma.


Quando chegámos finalmente ao aguardado momento do reforço, cerca do km30, esperavam-nos  as "aguadeiras" de serviço, profissionais competentes que mostraram toda a sua oferta reforçante... a mesma dose: maçazinhas, Yop's e sandes de fiambre. Ás vezes não é preciso muito mais do que isto para alegrar a moral. O  Filipe nesta fase mostrava uma preparação muito boa, apressou-nos vivamente a re-ganhar o tempo passado naquele intervalo, e prosseguimos viagem.




Davide: A tirar os "truques" do bolso... fez mais uma boa prova.

Vítor e Carlos, 2 novos parceiros do pedal estavam nessa altura com 10 km de avanço, por telefone ficámos a saber a dada altura que o Vítor tinha furado, acabámos por encontra-lo mais á frente, na mesma zona em que se começava a repetir o percurso.



Ao lado do Mondego...pedalaram mais do que o aparentam na foto...
Foi só uma pausa para "aliviar" peso extra.


E aqui uma pequena nota menos positiva, que não pôs em causa o compto geral, repetiram-se alguns troços a partir aproximadamente do 30º kilómetro. Depois, á conta de não haver identificação exterior dos atletas juntamente com a necessidade de a organização ter de mudar as fitas de marcação do percurso,  gerou-se a dúvida neles mesmos em saber se já toda a "comitiva do pedal" teria passado em determinada zona....
Resultado... confusão e cruzamento de btt'istas em mão-contrária. Houve fitas trilhadas pelas bikes...
Rapidamente esta situação foi ultrapassada com a compreensão de todos, afinal de contas para 1ª organização correu bem !  Gente da organização, bem identificados, em quase todos os cruzamentos, zonas do percurso com melhorias á força de braço e enchada, almoço farto, e boa recepção apimentada pela simpatia  e boa disposição do secretariado.





A fome era tanta na chegada que houve quem mordesse as mãos...










O Vítor, caminhava em direcção a um merecido banho.
Excelente forma, ia lá à frente e depois voltava para dar as notícias!












Encontra-mos  então o Vítor de bike do avesso, entretido no remendo do furo, agurdámos p'lo fim da morosa operação e demos ao pedal mato fora.  Com o trajecto que estava pensado passámos por baixo da A25 na zona da estação de serviço de  Celorico da Beira. Lageosa e Ratoeira foram as povoações que receberam o passeio.
A partir desse ponto viria a notar-se as diferenças de quem "não anda a fazer os trabalhos de casa" ... as pernas cansadas de 2 elementos do grupo, eu incluído,  estavam a chamar as famosas cãibras. Os últimos 12 kms foram já pedalados com bastante dificuldade. No meu caso, ainda fui "ajudado" por um furo na roda motriz que me deixou na cauda...da cauda, deu para renovar as pernas é certo, mas muita gente passou para a frente. Após já me ter posto a caminho, vim a encontrar dois "Pronto-Socorro" que já subiam a serra estranhando o meu atraso. É este o espírito camaradas! Obrigado desde já Bruno e Vítor.
 Daí para a frente a fome dava horas... e a chuva miudinha que antes tinha ameaçado começou a cair com maior intensidade, ainda estávamos longe de poder consolar o estômago mas... só dependia de nós!
Mais uns kms e lá chegámos. Alguns já á espera na recta final, e que final! Em extâse completa e desgaste físico... e nisto atacámos os "sacos-pequeno-almoço", a fome era tanta que mesmo antes do banho devorámos o que havia....


a
Vinho e feijoada.. e no final alguém que queria levantar a mesa mesmo sem nós termos acabado...


14h00 horas em ponto e a nossa chegada triunfal notou-se no pavilhão de festas onde foi servido o repasto.
Não, não bateram palmas....mas eu juro que senti alguma vontade nalguns....











Valeu o esforço rapaziada! Pode ser que para o ano haja mais!

Boas Pedaladas!







3 comentários:

Anónimo disse...

Espera, 2 Maças???? lol.. eu só tinha 1!!!!
Coreu mt bem, como novo membro do team, so tenho a agradecer o companheirismo!!! Valeu pessoal.... venha a proxima!

C.D!

BRUNO disse...

BIKEVASSOURATEAM...... "onde Vandes mostrandes o Sandes!!!!"

BRUNO disse...

Eu também!!!!! Só 1 maça!!!
Mau...........
Aqui á rato!!!