domingo, 29 de novembro de 2009

Rescaldo: A "Rainha" com mão pesada... - Invernal09




A 6ª edição da Invernal de BTT Cidade da Guarda trouxe á cidade mais alta, betetistas de todo o país.
Num total de 444 inscritos á data limite, puderam provar toda a dureza que a tradição austera do evento tem deixado nas mostras anteriores. A organização a cargo do Clube de Montanhismo da Guarda, associando-se o Inatel e a própria Câmara Municipal nos trabalhos e cooperação no evento.





O programa afixava que os participantes na manhã deste domingo, passariam no Parque Polis recolhendo os dorsais, e depois levariam a cabo a travessia da cidade, em ritmo de aquecimento até á partida oficial na Câmara Municipal da Guarda.






A meteorologia, no passado, veio catapultar esta prova - em especial a última que trouxe a neve e a sua imensidão do manto branco na paisagem, tornando "inesquecível"  a travessia destes trilhos, isto da boca dos participantes. Este ano S. Pedro ajudou à festa e deu um gostinho de tudo!






Após a partida, as rodas giraram em direcção ao centro penitenciário, deixando para trás o alcatrão e os paralelos. Encosta acima, aumentava a altitude, a temperatura descia para cerca dos 3ºC e as gotas de chuva depressa se transformaram em "farrapos" de neve misturados com "pedra" de granizo. O vento forte que abanava os mais leves, aumentava a sensação de frio. De luvas e calçado molhados, tornava-se difícil manter o controlo das máquinas.




Nesta zona, as condições físicas dos Btt'istas  e de habituação são muito importantes. Houve alguns camaradas do pedal que vendo as fortes probabilidades da manutenção do estado do tempo, e com alguma escassa teimosia... acabaram por desistir logo ali, e voltaram para trás.




A Invernal de BTT é assim. "Uma prova para quem não tem medo ao frio" segundo a organização, que leva ao extremo as capacidades dos desafiantes.




Para dar algum descanso ás pernas, veio a descida, marcada como "Perigosa" pelas tabuletas que a Organização colocou ao longo do percurso, levou-nos até Maçainhas de Baixo até á separação dos percursos: 40Kms á direita rumando a Prado; á esquerda 70Kms subindo Maçainhas de Cima, Videmonte (e que grande puxada !) Qta. da Taberna, Alto de Famalicão da Serra com retorno novamente pela Barragem do Caldeirão para conduzirem as suas máquinas pelo percurso dos de 40Kms.



Os dos 40Kms tinham logo a seguir á bifurcação o Reforço que era composto por bebidas energéticas, barras de cereais, sandes, águas, sumos, biscoitos, croissants e geleia, bananas e até cházinho quente, para aquecer os pés gelados que todos batiam insistentemente no chão...






Das Eólicas ao Alvendre, passando pela Rasa, Sequeira e finalmente a meta no "Iglódromo" do Parque Polis, foi um breve salto... demos por terminada a pedalada!






No geral: subidas muito íngremes mas não demasiado longas e terreno enlameado como nunca vimos... Lama, Lama e mais Lama! Panos de fundo que deram o toque "duro" na prova. Houve lugar para descidas rápidas e perigosas, troços a direito e 2 subidas tomba-gigantes - que obrigou a trazer as bikes à rédea... a muito boa gente.






Banhos no Polidesportivo de S.Miguel, já o almoço para aproximadamente 460 pessoas  foi servido na cantina da C+S de S.Miguel: Arroz com Frango de Churrasco, fruta, saladas, e bom tintol!




Carlos e Vítor encabeçaram a chegada, em 3º Filipe, que beneficiou da nova mecânica - estreava uma suspensão dianteira com bloqueio no volante e regulação de dureza - a Suntour XCR. Bruno cortou a fita logo a seguir. Terminaram na cauda do grupo dos BikeVassouraTeam - Coelho e Davide que atentaram mais na paisagem que no pedal...





Numa prova em que a competição é também um condimento relevante, houve prémios aos 3 primeiros de cada  distância diferenciados no género (masculinos e femininos).




E é por isto que recomendamos vivamente a todos os que não puderam participar, ou que desconheciam esta prova, a virem nas próximas a acontecer já em 2010, e porem corpo e máquina a teste, em condições de terreno inóspito e extenuante.
Afinal é isso que nos dá "pica".

Parabéns á Organização.
Abraço a todos! Até para o ano!




Agora... o resto... nem precisam de comentários!



3 comentários:

Bruno disse...

Seus badalhocos:::

Ide tomar banho!

Bruno disse...

Exijo as classificações gerais!!!

Cheguei á frente do Filipe!!!! Devido ao acidente na ponte!!

lol

Coelho disse...

É verdade!
Faltou falar da traseirada que enfiaram no Filipe!!
"- iii desculpe lá...pensei que você lhe ia a dar bem.."

HAHAHAHAHA