quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Giro no Pedal: Guarda – Seixo Amarelo – Valhelhas – Guarda



Por: Leonardo André

Domingo dia 8 Janeiro, do novo ano, 2012.
O Sol já se mostrava com algum atrevimento, mas com as temperaturas ainda baixas, próximas dos 0ºC.

Com mais ou menos atrasos, a malta lá se juntou no sítio habitual, para o café da manhã (8h45m) na Cidade Doce. A volta proposta para o dia, era em parte desconhecida para todos. O atrativo do dia, era uma descida de uma das montanhas arborizadas, circundantes a Valhelhas… e que descida!!!

1-Guarda - S. Amarelo - Valhelhas

Com o grupo reunido, Leo, Ticha, MiKe, Coelho, P. Renca, Mouta e Nuno Monteirinho, o giro lá arrancou rumo à 1ª paragem, Parque Eólico dos Mosqueiros (Seixo Amarelo). Caminho este conhecido na generalidade.

Os waypoints de passagem planeados eram: Carreira de Tiro – Vale Estrela – Última eólica dos Mosqueiros (S. Amarelo) – e daqui para a frente era a aventura do desconhecido! No entanto, o track que nos levaria à bela da picada descendente para Valhelhas, estava marcado nos Android´s!

2-Valhelhas - EN 18-1 - Guarda











Nos cumes das montanhas, observam-se as nuvens baixas que pairavam nos vales, como que antevendo dia feio quando no seu interior, mas quando acima delas, originavam uma paisagem memorável e um dia fantástico!



No sopé da última eólica era tempo de reforço e de verificação do mapa, pois daqui para a frente era desconhecido. No entanto o companheiro Nuno Monteirinho, tinha desistido e regressado à Guarda por não se encontrar nas melhores condições de saúde.





Borrachas a rolar na terra, e lá se seguiu com a precaução dos desvios que eram necessários fazer para se chegar à picada. Entretanto, um furo na borracha da Ticha… umas golfadas de ar e uns giros na roda e o gel “selava” o furo!






Marco Geodésico

Daqui para a frente foi só queimar travão! Trilho entre os pinhais existentes, com o histórico e marca das Matas Nacionais”.


"Valhelhas city", daqui para a frente, o regresso à Guarda, a pendente invertia-se e a diversão adivinha-se menor… Contudo, alterações de última hora surgiam, pois os compromissos de alguns não permitiam o seguimento do track marcado. Por isso unanimemente, decidiu-se subir para a Guarda pela EN18-1, por modo a que o regresso fosse mais rápido.




Isto foi só, uma simples demostração, do que de fantástico aqui temos mesmo ao lado, a Serra Estrela!

O mote está dado: “Vale a pena a subida, nem que seja pela descida!”

O apetite está aguçado! O Google Earth e os Androids funcionam, portanto… não percam os
próximos episódios, não faltem à chamada… porque nós também não!


1 comentário:

Coelho disse...

Aqui está um rescaldo á altura do que foi a nossa volta domingueira. :)

Foi fantástica esta volta, teve muitas paisagens novas: ver Belmonte e a plana Cova da Beira da "varanda" ali por cima de Valhelhas foi qualquer coisa...

Tive pena que o nosso horário acabasse por não permitir completar o traçado original, mas assim temos desculpa para lá voltar! :D

Bem vindo Leo, ás lides blogueiras.
Esperamos ver por aqui mais artigos teus!