terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Generalidades: AlleyCat ou as corridas citadinas

As Alleycat são corridas informais em bicicleta, geralmente ligando vários pontos de controlo ('checkpoints'), em que o vencedor nem sempre é o mais rápido, dado que conhecer bem a cidade em que se corre é fundamental para a vitória (algo como um equivalente velocipédico de um peddy-paper).

Estas corridas começaram por ser organizadas por 'bike messengers' (estafetas em bicicleta) mais como uma forma de convívio para esta comunidade, e o seu carácter competitivo acaba por ser apenas uma forma de aumentar o interesse do evento. 








A regra base das Alleycat define que não existe um percurso de prova definido, mas sim vários pontos de controlo que devem ser validados pelos participantes (por meio de provas variadas). Cada participante escolhe o percurso que acha melhor e dessa forma, a ordem pela qual quer validar os diferentes pontos de controlo. As Alleycat são, fundamentalmente, uma forma de testar o conhecimento que os participantes têm da sua cidade. Quem conhecer melhor as ruas está mais apto para escolher o melhor caminho e vencer a prova. O carácter totalmente informal das Alleycat Races significa que, ao contrário das corridas convencionais, não decorrem num recinto fechado, não têm seguros, nem são sancionadas por nenhuma entidade oficial.








via Aveiro AlleyCat Race

2 comentários:

t3ix3ira disse...

Temos que fazer uma destas, mas tem que ser em Londrês que na Guarda não da pica... nem precisamos fazer ChekPoint, basta conseguir chegar ao fim no meio de tanto transito :)

Coelho disse...

Há ali uns malabaristas... Gente com jeito para o guiador!
;)