quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Rescaldo: 7ª Maratona " Nos Trilhos do Ceireiro" - Beselga




Edit: 24-11-11
Vídeo adicionado ao fundo.


Por: Eduardo Mouta


Já estava tudo combinado!
Domingo, 7 horas, no “ Forninho da Estação”!
Todos apareceram (mais ou menos ) à hora marcada. Bicicletas colocadas em cima dos carros, e bem presas para não andarem a passear na auto-estrada!
A viagem até Beselga fez-se sem sobressaltos e com a ameaça de nuvens negras. Felizmente não passaram de uma ameaça porque a chuva não fez parte desta maratona.
Patrícia, Miguel, Vítor, Carlos, Coelho, Eduardo e Leonardo fizeram parte do grupo que partiu para esta aventura. Só nos apercebemos da quantidade de inscritos na partida, pois a organização esteve excelente. Desde a entrega dos dorsais ao almoço, nunca tivemos que esperar por nada.

Eram 9 horas, e a maratona começou. Lá nos preparamos, para que passados 15 minutos partíssemos.






Nos primeiros quilómetros, a equipa manteve-se unida, mas ao fim das primeiras subidas os super-Vassouras Carlos e Vítor voaram!


Ao quilómetro doze, primeiro reforço. Sumos, barras e àgua q.b. O mais triste estava no cenário que deparámos nos seguintes 500 metros: lixo deixado por “amantes da natureza”, que contrastava com a paisagem.


Do quilómetro 12 ao quilómetro 16, tivemos a primeira subida dura. Uma subida onde senti, que tinha valido a pena (tentar) subir a Rainha com o Mike, na semana anterior. No final dessa subida, tínhamos as torres eólicas!



A partir daqui, foi sempre a rolar até ao segundo reforço, no quilómetro 29! A fome já apertava, e as merendinhas vinham mesmo a jeito!


Depois do “bandulho” cheio, e da foto do grupo (que restava), partimos para a subida que tanto me tinha assustado no gráfico de altimetria. Cinco quilómetros durinhos! Partimos com a convicção que não iria ser fácil! A um ritmo lento mas contínuo, parti! Primeiro passou o espanador Leonardo (só o voltei a ver na linha da meta)



Quando cheguei ao cimo da subida, já lá estava o nosso companheiro Coelho! Enquanto esperava pelos restantes companheiros, aproveitou para tirar umas fotografias à paisagem que se via lá de cima!






Pouco tempo depois, ficámos a saber que os nossos companheiros, Mike e Xolas, estavam parados por causa de um furo! Voltámos atrás para os socorrer.Depois de tudo tratado, regressámos e fomos sempre juntos até à meta.






No final a opinião era unânime: sinalização excelente, organização impecável, e almoço com umas natas do céu, de comer e chorar por mais!

Para o ano, voltamos!





Mais fotos no album online



O registo em vídeo pelos  BTT Foz Côa:




4 comentários:

Vaz disse...

Mais um belo passeio
Cumprimentos a todos...

setima arte, lda. disse...

Participei o Ano passado mais o Minis, é uma das boas maratonas que se fazem no nosso país.
Aquelas merendinhas são brutais, e os Prós passam ao lado e nem querem saber delas...

Leonardo André disse...

Sem dúvida, a repetir já na próxima!

Excelente organização, que vai servir de termo de compraração, pela positiva, a futuras outras provas

Coelho disse...

Muito bom! O Vassoura Mouta está agora baptizado na produção de artigos/posts com uma boa "perfumance" ;)

Quanto á Maratona, a Beselga esteve ao nível da fama que ganhou ao longo estas últimas 7 edições. Foi esta mesma fama que nos levou a levantar e sair de casa ainda noite. E valeu bem a pena!
Como disse o Mouta, não se notou a presença dos mais de 700 inscritos em parte nenhuma da logística. E tanto as entradas do almoço como as merendinhas do reforço... encantaram-nos!

Como negativo apenas a apontar a falta de boas maneiras dos apressados que sujaram com garrafas, rolhas,câmaras de ar e até kits de reparação de furos... aqueles trilhos.
Vergonha pah!

No entanto pouco podem as organizações fazer contra isto. Quanto a nós fizeram um bom papel
Seremos clientes repetentes no próximo ano!