sábado, 9 de julho de 2011

Notícias: Um pódio a começar num Português

Português Rui Costa vence 8.ª etapa do Tour








Rui Costa, ciclista português da Movistar, ganhou a oitava etapa da Volta à França em bicicleta, conquistando a sua primeira vitória na história da competição.
O português integrou um grupo de nove fugitivos e foi o único resistente, cortando a meta isolado, apesar da pressão do grupo das principais figuras nos quilómetros finais.

Rui Costa concluiu a etapa com 12 segundos de vantagem sobre Philippe Gilbert e 15s sobre o grupo dos principais ciclistas, que integra nomes como Alberto Contador, Cadel Evans e os irmãos Andy e Frank Schleck.

"Ganhar uma etapa do Tour era um sonho. Foi incrível. Ainda não acredito que ganhei", confessou Rui Costa, que foi o quinto português a vencer uma etapa na Volta à França, depois de Joaquim Agostinho, Paulo Ferreira, Acácio da Silva e Sérgio Paulinho.

“Ganhei alguma vantagem e geri bem. Dei o máximo no final para chegar sozinho”, disse o português, agradecendo à equipa.

“Esta vitória vai alegrar a nossa equipa e ajudar a passar os momentos difíceis que atravessámos”, acrescentou Rui Costa, em declarações logo após a etapa.

A vitória de Rui Costa foi a 11.ª de um português - Joaquim Agostinho somou cinco, Acácio da Silva três, Paulo Ferreira uma e Sérgio Paulinho uma, esta a 10.ª etapa do Tour 2010.

Após a etapa entre Aigurende e Super-Besse Sancy (189 km), o norueguês Thor Hushovd manteve a camisola amarela, com um segundo de vantagem sobre Cadel Evans. Rui Costa é o 40.º, 3m47s do líder, enquanto Sérgio Paulinho ocupa a 138.ª posição, a 31m42s do primeiro.


Classificação da oitava etapa

1. Rui Costa, Por (Movistar) 4:36.46 horas
2. Philippe Gibert, Bel (Omega) a 12 segundos
3. Cadel Evans, Aus (BMC) a 15
4. Samuel Sanchez, Esp (Euskatel) m.t.
5. Peter Velits, Svq (HTC) m.t.
6. Dries Devenyns, Bel (Quick Step) m.t.
7. Damiano Cunego, Ita (Lampre) m.t.
8. Alberto Contador, Esp (Saxo Bank) m.t.
9. Andy Schleck, Lux (Leopard) m.t.
10. Frank Schleck, Lux (Leopard) m.t.



Sem comentários: