domingo, 12 de junho de 2011

Reportagem: "Manif" acaba mal para ciclistas


Sete detidos em manifestação de ciclistas nus

por LusaHoje
 
Sete detidos em manifestação de ciclistas nus


"Cerca de 200 pessoas participaram no sábado na primeira manifestação de ciclistas nus organizada no Chile para apelar a um maior respeito pelos ciclistas, de que resultaram sete detenções.

Segundo um jornalista da agência France Press em Santiago do Chile, os manifestantes percorreram as ruas da capital chilena antes de removerem parcial ou totalmente as suas roupas.
A polícia chilena deteve sete pessoas por comportamento indecente por se terem despido em público.
Os manifestantes pretendiam apelar para os perigos a que estão sujeitos os ciclistas na rua.
Santiago do Chile é uma das cidades mais poluídas da América Latina, a par de São Paulo, no Brasil, e Cidade do México.
Também no sábado foi organizada uma manifestação semelhante no México contra os transportes motorizados urbanos, em que participaram 500 ciclistas nus, a sexta iniciativa do género naquele país.
Este movimento internacional foi lançado há 11 anos em Espanha."


in Diário de Notícias  

************************************************************************************

Martin Bernetti/AFP
Ciclistas nus

"Ciclistas que protestaram sem roupa foram alvo de retaliação da polícia chilena
Sabtiago - Em torno de 200 pessoas realizaram neste sábado em Santiago o primeiro protesto 'nu' de bicicleta do Chile, que exigiu mais respeito aos direitos dos ciclistas, e que foi concluído com sete detidos, informou a polícia à AFP.

Os ciclistas iniciaram o protesto ainda com roupa no bairro residencial de Providencia e antes de chegar à praça central Itália, local apontado para a conclusão da manifestação, foram tirando suas vestimentas até ficar parcial e totalmente nus, constatou um jornalista da AFP.
Os manifestantes foram surpreendidos por policiais que tentaram deter o protesto, o que produziu confusões que deixaram sete pessoas detidas, entre elas um menor de idade, por "ofensas à moral" por estarem nus em via pública, indicou a polícia chilena.
O protesto foi realizado para conscientizar a população sobre o direito dos ciclistas de transitar com segurança nas ruas, e foi apoiada pela Associação Mundial dos Ciclistas Nus (WNBR, da sigla em inglês), segundo divulgaram veículos da imprensa local.
O uso de bicicleta ganhou um maior número de adeptos em Santiago, diante da poluição que afeta a capital chilena, uma das mais poluídas da América Latina, junto com São Paulo e Cidade do México.
Neste sábado, ciclistas da Cidade do México também realizaram protesto "nu" neste sábado, que nesse país está em sua sexta edição."

in Exame

Sem comentários: