segunda-feira, 20 de junho de 2011

Acessórios: Quando a ba-te - ria se a..pa..g............


 A quem não aconteceu já sair para pedalar e quando chega a meio caminho, prevendo um razoável atraso na chegada a casa, apercebe-se da pior forma que não consegue avisar a família? O telemóvel dá sinais de esgotamento, e falta de animosidade. Está claro: alguém vai comer as batatas frias... ou no melhor dos casos requentadas! Felizmente, há no mercado  respostas para a falta de bateria. Soluções amigas não só do ciclista como até do ambiente.





Temos os carregadores de bolso. Não são mais que uma bateria recarregável em qualquer porta USB e que nos dará até 40% de energia extra ao nosso telemóvel munido de porta mini-USB (smartphones).
Duradouras, mas também com limite de ciclos de carga/descargas, este
tipo de fonte de energia não é o mais viável ambientalmente.






A Nokia lançou o ano passado, um Kit de carregamento, para os seus telemóveis. Este solução, muito mais "eco-friendly" assenta no princípio da auto-sustentabilidade: cada ciclista gera a energia que há-de consumir. O kit traz um dínamo do tipo garrafa, um suporte de telemóvel para o guiador e um controlador de carga.

Em termos técnicos, o carregamento ocorre dos 6 até aos 30 kms/h . Para os apreciadores do factor peso podemos dizer que o dínamo (com montagens)pesa 250 g e o carregador 36g.
Estão abrangidos mais de 30 modelos Nokia. 
Podem consultar aqui a lista
















Depois temos os carregadores solares. Que apesar de serem mais demorados na tarefa de "abastecer" a bateria do nosso telefone móvel, não dependem da nossa vontade de pedalar... 
Para estes temos um vídeo que demonstra a montagem e a utilização.





Para os que preferem uma solução mais deep trough podemos sempre "meter a coisa nos eixos":  Que tal um eixo dianteiro bobinado?















A este dínamo mascarado de eixo teríamos de juntar algum trabalho de bricolage e juntar um circuito electrónico para controlarmos a carga e/ou a regularidade da corrente eléctrica.

D1 – D4     1N5818
C1             2200uF   16v
C2, C3       470uF     63v   ESR
C4             .47uF      Tântalo
C5             22uF       Tântalo
R1             47K         0.25W



Obviamente que após isto o leque se começa a abrir: nem só os telemóveis podem ser os visados - GPS, MP3/4 (... até faróis!)  outros tantos gadgets que nos começam a ser impossíveis de largar na hora de pedalar. As vantagens são muitas, apenas precisamos da imaginação e algum empenho... para chegarmos a horas de um jantar ... quentinho.

Sem comentários: