A quem não aconteceu já sair para pedalar e quando chega a meio caminho, prevendo um razoável atraso na chegada a casa, apercebe-se da pior forma que não consegue avisar a família? O telemóvel dá sinais de esgotamento, e falta de animosidade. Está claro: alguém vai comer as batatas frias... ou no melhor dos casos requentadas! Felizmente, há no mercado respostas para a falta de bateria. Soluções amigas não só do ciclista como até do ambiente.
Temos os carregadores de bolso. Não são mais que uma bateria recarregável em qualquer porta USB e que nos dará até 40% de energia extra ao nosso telemóvel munido de porta mini-USB (smartphones).
Duradouras, mas também com limite de ciclos de carga/descargas, este
tipo de fonte de energia não é o mais viável ambientalmente.
Duradouras, mas também com limite de ciclos de carga/descargas, este
tipo de fonte de energia não é o mais viável ambientalmente.
A Nokia lançou o ano passado, um Kit de carregamento, para os seus telemóveis. Este solução, muito mais "eco-friendly" assenta no princípio da auto-sustentabilidade: cada ciclista gera a energia que há-de consumir. O kit traz um dínamo do tipo garrafa, um suporte de telemóvel para o guiador e um controlador de carga.
Em termos técnicos, o carregamento ocorre dos 6 até aos 30 kms/h . Para os apreciadores do factor peso podemos dizer que o dínamo (com montagens)pesa 250 g e o carregador 36g.
Em termos técnicos, o carregamento ocorre dos 6 até aos 30 kms/h . Para os apreciadores do factor peso podemos dizer que o dínamo (com montagens)pesa 250 g e o carregador 36g.
Estão abrangidos mais de 30 modelos Nokia.
Podem consultar aqui a lista
Depois temos os carregadores solares. Que apesar de serem mais demorados na tarefa de "abastecer" a bateria do nosso telefone móvel, não dependem da nossa vontade de pedalar...
Para estes temos um vídeo que demonstra a montagem e a utilização.
Para os que preferem uma solução mais deep trough podemos sempre "meter a coisa nos eixos": Que tal um eixo dianteiro bobinado?
A este dínamo mascarado de eixo teríamos de juntar algum trabalho de bricolage e juntar um circuito electrónico para controlarmos a carga e/ou a regularidade da corrente eléctrica.
D1 – D4 1N5818
C1 2200uF 16v
C2, C3 470uF 63v ESR
C4 .47uF Tântalo
C5 22uF Tântalo
R1 47K 0.25W
C1 2200uF 16v
C2, C3 470uF 63v ESR
C4 .47uF Tântalo
C5 22uF Tântalo
R1 47K 0.25W
Obviamente que após isto o leque se começa a abrir: nem só os telemóveis podem ser os visados - GPS, MP3/4 (... até faróis!) outros tantos gadgets que nos começam a ser impossíveis de largar na hora de pedalar. As vantagens são muitas, apenas precisamos da imaginação e algum empenho... para chegarmos a horas de um jantar ... quentinho.
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