quarta-feira, 15 de junho de 2011

Novidades: Vasta Minoria


Cada vez mais, no nosso dia a dia , vemos gente que pedala.
Gente que não está a usar calção de lycra, jersey justinho ou mesmo sapato de encaixe... mas que pedala.. E pedala para todo o lado: para o supermercado, para o trabalho, para o jardim, para o shopping. Nem só pelo desporto se pedala, e a tendência é crescente. Há um lado útil nas bicicletas, especialmente nas grandes metrópoles, onde o caótico trânsito entope a paciência de muita gente que se vê apressada dentro das viaturas emaranhadas na fila... parada.



O artigo que se segue dá conta disso mesmo. João Quarenta do "FugasViagens" do Jornal Público, escreve sobre uma Lisboa a renovar-se.
Vamos ler e ver.


"Há uma vasta minoria a pedalar por Lisboa


Por João Quarenta

Colinas são só sete, mas dificuldades para pedalar por Lisboa parecem ser milhares, tal como sucede noutras cidades portuguesas de outros modos. Ou não? João Quarenta, ele próprio um aficionado da bicicleta, foi conversar com outros moradores de Lisboa habituados a pedalar pelas colinas e mostra aqui as conclusões e dicas. Para o dia-a-dia ou para um turismo diferente pela cidade.
Andar de bicicleta por Lisboa é percepcionado como algo perigoso ou só para “os mais corajosos”. Não é uma prática aceite e compreendida nem facilitada, como acontece já na grande maioria das cidades europeias. Mas a verdade é que se trata, em alguma parte, de um mito! A bicicleta é o meu meio de transporte há mais de oito anos e, acima de tudo, é uma das minhas grandes paixões. O vídeo pretende também levar a que mais gente se junte a esta "vasta minoria" que usa a bicicleta. Uma proposta para descobrir a cidade, o desporto e mobilidade de outra maneira.
Massa Crí­tica 
Trata-se da designação de uma comunidade que passeia pela cidade em conjunto, utilizando "modos de transporte suave". Realiza-se na última sexta-feira de cada mês, por volta das 18h00, em várias cidades. No dia 24 de Junho decorre uma "bicicletada" em Aveiro, Braga, Coimbra, Guimarães, Lisboa, Porto, Sines e Seixal. Mais informações no site Massa Crítica.

Já a Cicloficina é um projecto dedicado a "ferramentas para a promoção do uso quotidiano da bicicleta". "


Há uma vasta minoria a pedalar por Lisboa

Sem comentários: