segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Rescaldo: Invernal de BTT Cidade da Guarda 2010








Por : Vítor Gonçalves
ACTUALIZAÇÃO:
classificações 
-» 1/2 Maratona: http://www.montanhismo-guarda.pt/invernalbtt/classificacao-meia-2010.pdf
-» Maratona :  http://www.montanhismo-guarda.pt/invernalbtt/classificacao-maratona-2010.pdf


Mais um ano. Mais uma Invernal. E porque a prova está associada a uma estação do ano, estação essa ligada ao frio da Guarda, convém iniciarmos o rescaldo (nome que de todo não se aplica ao frio…) por uma pequena descrição meteorológica. O dia começava muito frio, cerca de 2 graus negativos, mas com céu limpo e com uma grande geada nas terras baixas. Aquilo a que nós chamamos um frio seco, daqueles que enrijece os ossos. Graças ao sol a temperatura foi ficando cada vez mais amena (5 graus positivos). Enfim, um dia bonito, que comparativamente com as edições anteriores, mais parecia um dia de Verão.


Adiante que se faz tarde. O café da manhã foi combinado no centro da cidade pelas 08h20. Alguns chegaram ainda com as bikes confortavelmente instaladas nos carros (para poupar o material…) enquanto outros quando chegaram à pastelaria já com o aquecimento feito. Compareceram à chamada Bruno, Coelho, Filipe, Manuel, Miguel, Patrícia e Vitor. 



Apareceu ainda o companheiro David para tomar um café e dar força ao team. Café tomado e com a táctica combinada, partimos para o Estádio Municipal onde às 09h00 se daria a partida.



Com um pequeno atraso de 10 minutos, ainda cheios de frio, mas com uma grande vontade, lá partimos para a meia maratona. Dada a voltinha da praxe pela cidade finalmente lá entramos nos trilhos para descermos em direcção ao vale do Mondego. Nos primeiros quilómetros, com o congestionamento de bicicletas, a preocupação era seguir em filinha indiana, sempre com a inquietação de não atropelar nem ser atropelado por ninguém. As paragens em descida eram constantes. O Team, dada a dificuldade, viu-se obrigado a diluir-se no pelotão.



Frio nas mãos. Frio nos pés. Raio da descida que nunca mais acabava! Chegados ao vale do Mondego foi tempo de começar a aquecer um pouco as pernas. Rodámos um pouco em terrenos direitos junto ao rio. Aqui já dava para começara a apreciar a envolvente. Um bonito local para passear. Foi numa desses caminhos que Coelho furou. Acompanhado do Manuel , quando cheguei ao local, já o Coelho e o Miguel tinham a roda desmontada. Resolvido o problema lá chegámos ao reforço em Sobral da Serra onde nos aguardava a Patrícia. Que bem que soube aquele cházito.



Saímos de em direcção ao grande empeno. Era a temível subida do Sobral da Serra. Aos poucos o Team foi-se espalhando pela subida (de forma a controlar todos os movimentos…) com o Manuel a comandar o (nosso) pelotão. Fez uma grande subida. Nós tivemos de suportar toda a subida a pé. Teve de ser. Um problema nos desviadores.

 




Resolvidos os problemas nos desviadores, comum a todos os btt’istas, lá se via o pessoal a montar novamente as bicicletas e a começar a pedalar em direcção ao parque éolico já com a Guarda à vista. Uma subida fantástica. Grande percurso.


Chegados aos bombeiros, e não sei porque motivo razoável, a organização optou por um percurso onde era necessário circular pelas valetas da VICEG. Escusado.




Cortada a meta, com um sorriso nos lábios, foi tempo de nos dirigirmos uma tasca e começar por repor os líquidos com uns cai bens. Depois do banho, cada um em sua casa, seguimos para o almoço na cantina do politécnico. 




    


Já com a barriga mais composta foi tempo de ir ao auditório da Câmara Municipal ver os campeões receber os prémios e ao sorteio dos brindes. Parabéns aos campeões.


Parabéns ao Clube de Montanhismo da Guarda por conseguir, mais uma vez, fazer d' "A Invernal" uma das provas míticas do circuito de maratonas de btt. Para o ano lá estaremos. E pagarei a inscrição com todo o gosto.
Mais um domingo bem passado. Um domingo de invernal. Cansados mas contentes.
Quanto à neve, veio um dia atrasada…








6 comentários:

Coelho disse...

Esteve aqui uma prova de "lamber os beiços"! Uma receita simples: 1º descer, depois subir! E as coisas simples funcionam!!

O CMG está sem dúvida de parabéns: a escolha dos trilhos foi suberba, muito completos, com zonas especialmente divertidas.

Trouxe novidades até mesmo aos naturais da região (Guarda).

Gostei do reforço, gostei do companheirismo (obrigado camaradas! que pararam para me ajudar com os 5 espinhos que trazia agarrados à câmara de ar...)

Coelho disse...

E com isto esqueci o excelente trabalho de repórter que nos deixou o Vítor. Já cá faltava um relato dos teus oh Vítor... :)

Bela reportagem!

Anónimo disse...

Teve de ser. Tinha de fazer algo para tirar o Roberto Carlos do bolg! Se estivessem lá as tipas de sexta-feira era outra conversa...
VTR

Coelho disse...

...pois pois.
As tipas de sexta vieram no calhambeque do outro...

Mas foi uma boa acção que fizeste. Sim senhor!

Com isto esperamos que a redacção não tenha de repetir a "gracinha" para os próximos repórteres de fim-de-semana... ainda há muitos Robertos por aí..

;)

GT 3 disse...

Muito bem Sr. Vitor.

gostei.. Como o Director Desportivo disse..também já tínhamos saudades das tuas crónicas!

Bela volta... bela camaradagem... cada vez mais!

Estamos inter(namente)nacionalmente reconhecidos já!

Há que suar a camisola e faze-la chegar mais longe ainda.

Coelho disse...

Grande destaque ainda para o rapazão do calção branco.... sem sequer uns strings........

Agradeço-lhe as boas gargalhadas logo no inicio da prova. :D

É mais uma técnica para perder peso...