quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Rescaldo - 2º Passeio BTT Terras do Côa - Sabugal


Por: Miguel Teixeira 
Patrícia André

Eram 8 da manhã (quem diz 8 diz 8:15) e lá estávamos nós (Miguel, Xolas, Bruno Filipe e Vitor)
junto à casa do Bruno a ultimar os preparativos para partirmos em direcção ao Sabugal, pois
era lá que ia decorrer o 2º BTT do Sabugal. O Vassoura Coelho já andava por terras do Sabugal.

Chegados ao destino, foi com agrado que notamos uma grande adesão por parte dos btt'istas, havendo até participantes do nosso país vizinho. O Pelotão era composto por cerca de 200 elementos. Uma grande fila esperava-nos para levantar os respectivos frontais e brindes. É de salientar que esta prova deu uma grande importância á participação feminina, tentando de alguma forma (inscrição gratuita) mostrar que o btt não é só para homens, conseguindo com isso uma grande adesão. Junto à partida os participantes e suas maquinas aglomeraram-se para dar inicio ao tão desejado passeio. 


Alguns BikeVassouraTeam na linha... de trás.
(foto Alexandre Guilhoto)

A subida ao Castelo das 5 Quinas.

Pedalar é fixe!


Á passagem pelo complexo da Sabugal+
(foto jornal cinco quinas)



Por volta das 9:30 foi dado o “tiro” de partida. Subimos em direcção ao castelo do sabugal conhecido pelas 5 quinas e circulámos por algumas ruas da vila, até entrarmos nos apetecíveis trilhos de terra. Fomos presenteados com bonitas paisagens de Outono, caminhos cobertos com as folhas que deixaram despidas as arvores e por autênticos campos de “minas” compostos por ouriços, onde muitos aproveitaram para roer umas castanhas. Notava-se um espírito saudável de entre-ajuda e convivência.

Mike&Xolas - Deixam nhóis para trás que é uma coisa parva...

Filipe mostrava grande controlo.

Bruno a rolar no encalço... dos dianteiros.



Faz agora cerca de um ano, esta curva demorou cerca de 1 hora a ser passada...



Num dos caminhos deparamo nos com uma vedação castiça composta por quadros de bicicletas soldados uns nos outros, original no mínimo!





 Os BikeVassouraTeam desta vez optaram pelos 30km, que mais tarde iriam trazer um sabor a pouco... O abastecimento feito na povoação do Baraçal apresentava se bem apetitoso com muita variedade e qualidade, simplesmente 5 estrelas. 


A mesa do Reforço, no Rabaçal.


O furo do dia calhou ao Filipe que teve o azar de nem o spray lhe ter valido. A boa acção do dia foi tentar ajudar um verdadeiro btt'ista (elemento mais velho da prova) que trazia a sua máquina em bastante mau estado: tinha partido uma peça das mudanças e desapertado o guiador. 




Uns pousam para a foto... outros remendam bikes.

Apesar do frio e de termos  arrefecido um pouco, a boa disposição continuou e lá partimos para o último troço da prova em direcção ao Sabugal. No caminho encontrámos um cão que nos acompanhou durante alguns kms, que voltamos a rever aquando do regresso à guarda já de carro, junto ao parque industrial do Sabugal. Soubemos mais tarde mais tarde que também fez companhia a alguns elementos dos Limpa Trilhos. Esperemos que tenha encontrado o caminho de regresso a casa. Neste ultimo troço a paisagem não era tão agradável mostrando a devastação que os incêndios deixaram por aquelas paragens...


Chegados ao sabugal foi hora para o sprint final ganho pelo Vassoura Coelho (que parece ter motor na bicicleta). Desta vez não honramos o nome BikeVassouraTeam pois não chegamos em ultimo (!)




Já terminada a prova, a bicicleta do Bruno furou já a chegar ao carro. De acordo com as informações das meninas da organização lá fomos nos em direcção as piscinas para tomar o retemperante banho. Desde já agradecemos o lapso delas uma vez que tomámos banho em condições 5 estrelas (um obrigada também ao Daniel e colegas). Hora do almoço, um prato de massa com carne aguardava por nos no Salão da Junta de Freguesia. E assim decorreu mais um belo domingo a pedalar. Desde já deixamos os nossos parabéns a toda a organização que nos proporcionou todo este passeio.








-Mapa do percurso de 30Kms e algumas estatísticas-


2 comentários:

GT 3 disse...

ESPECTACULO!!!

Coelho disse...

Não pedalámos nada de jeito... mas foi diversão até ao fim desde o princípio!!

Ahhhrrggggg..... aqueles 20 kms e pouco a menos...ficaram-me atravessados :P