quinta-feira, 8 de julho de 2010

Generalidades - O que consegues fazer com a tua BTT ?



Por: Carlos Martins


Para começar esta nova rubrica, gostaria de falar das modalidades que uma bicicleta todo o terreno (BTT) nos pode dar, e perguntar ainda qual a que tu consegues fazer... 
Medo muito medo… ALINHAS???

1- Cross-Country ou XC : Esta prova consiste em fazer o maior numero de voltas num certo tempo, em circuito fechado … terra ou alcatrão… encontra se de tudo neste tipo de provas !!!


2-Maratona ou Trip Trail : Isto deve ser o mais conhecido para as nossas zonas (pelo menos para mim lol) , é o típico passeio de BTT , começa-se num ponto e o final pode ser ou não coincidente com o ponto de partida, normalmente este tipo de provas realiza-se por trilhos/singletracks tudo em terra bem batidinha, sim, bem batidinha pelos bttistas que seguem há minha frente ;) !!! AHHH , há maratonas que chegam a durar 2/3 dias… mas isso é carga a mais para as nossas ‘’bikes’’ !!!



3- DOWNHILL : Isto sim, ando há muito tempo a tentar negociar com os meus amigos do pedal (Os Vassouras) para irmos fazer um dia de DOWNHILL mas, ou travões em mau estado, ou medo de quedas recentes, levam a que ainda continue a sonhar com um dia só de DESCIDAS, sim meus amigos, é disso que se trata, DESCER , de preferência, em cima da bicicleta e chegar ah Meta!!! Resumindo, é sair de um ponto alto, e enfrentar as dificuldades técnicas que se vão encontrando pelo caminho, como por exemplo, jumps, gaps ou drops, podem ser naturais ou artificiais, tudo serve para um bom salto ou uma valente descida por dezenas de degraus ! Os ciclistas descem UM a UM , nada de ‘’tudo ao molho e fé em Deus’’!





4- Freeride : Esta modalidade é uma variação do DOWNHILL , com umas diferenças… combina a descida com algumas rectas ou ate subidas, e tem aquilo que chamam de north shores , que consiste em andar por cima de arvores caídas e/ou trajectos de madeira feita no meio de uma serra por exemplo!!!




5- Enduro de regularidade : Meus amigos , aqui não interessa chegar em primeiro, mas sim, SER PONTUAL . Exemplo, a organização estipula um tempo para a prova ser realizada, quem chega tarde leva penalização por cada segundo ou minuto atrasado… mas, chegar cedo, por vezes implica ainda maior penalização… ganha quem entrar
no tempo exacto e tiver 0(ZERO) pontos de penalização !!!



E prontos… agora não me digam que não têm escolha para agarrarem na vossa
linda e estimada Moutain Bike (ou comprar uma de acordo com o que queiram
praticar, sim, existe um tipo de MOUTAIN BIKE para cada modalidade, mas, isso
vai ficar para um outro ‘post’) , retirarem-lhe as teias de aranha e siga a rolar
por esses trilhos… seja a subir ou a descer, a fazer manobras do ‘outro mundo’
ou andar a direito , o que não falta são bons motivos para se andar a pedalar!!!
Além disto tudo, faz bem há saúde e poupamos uns euritos atestar o carro ;) querem
melhor????
ALINHAS ou vais ficar sentado a ver andar os outros!????


Força e Boas pedaladas a todos!!!
Carlos Martins

2 comentários:

§ C.D § disse...

AHHHHHHHHH
Quem escreveu isto hen?????

la la la.. :P
Coelho, és mau pah lol... vais para ao Inferno eh he he

Coelho disse...

Assitimos aqui, a mais uma feliz colaboração do "Redactor" Carlos Martins. Um bom post que revela a pesquisa que o sustenta.

Gostei!