domingo, 4 de março de 2012

Rescaldo: Passeio BTT "Nos Trilhos da Amendoeira em Flôr - Figueira de Castelo Rodrigo


Os BikeVassouraTeam acorreram á chamada mais a norte. Estiveram em Figueira C.R. a experimentar as potencialidades dos trilhos, desde a Marofa ao Douro.
A seguir contamos toda a história pelas palavras de 2 internos "reportdaleiros".





Por: Pedro Renca

Grande dia aquele… o de 26 de Fevereiro de 2012…
Foi difícil a escolha do caminho para chegar a Figueira Castelo Rodrigo, mas após uma semana de sério e profundo debate sobre qual o caminho tomar, lá se decidiu por ir então por Almeida!




Na rotunda à entrada de Figueira ainda houve quem propôs virar logo para a Marofa, mas… depois iríamos perder aquela subida fantástica em alcatrão!!!!
Chegámos ao estádio municipal e após levantarmos os dorsais e afinarmos as nossas máquinas de duas rodas, lá fomos nós… par uns 50km os esperavam, para outros os 70km eram a sua opção.



Grandes paisagens… linha de horizonte bem marcadas pela sua beleza e cor naquelas encostas do rio Douro…
Descidas e subidas… subidas… E subidas… SUBIDAS…. E descidas… subidas… descidas… subidas…. (é pá…. Isto é porque não estou muito inspirado para escrever )… acho que só quem vivenciou este passeio é que poderá perceber a dureza e a satisfação da boa camaradagem e das boas vistas que ele proporcionou…
Foi realmente um passeio fantástico a um preço muito bom… facto que prova que se podem organizar e fazer muito bons passeios, com excelente organização a preços acessíveis a todos.
Parabéns à organização…
Para todos: pedalar, para sorrir e assim ter uma boa saúde mental…






Por: Leonardo André

Numa dessas noites, há cerca de 2 meses, no café do habitué “Cheio ó Curto”, alguém aparecia com um convite para um desconhecido passeio de BTT em F. C. Rodrigo….

Como usual, lá se ouviu o “Sr. Coito Pregador” que explicou que era a primeira vez que estavam a organizar algo do género, e como tal, queriam ver se juntavam pelo menos 50 pessoas!

Como atrativo apenas anunciava um bom preço e boa comida!

Pois bem, e assim foi… com o aproximar da prova, e com o divulgar dos track´s, o grupo ficou realmente empolgado, de tal modo que no dia 26 Fevereiro lá estávamos!



A prova dos 70 km era na teoria a mais entusiasmante! Na prática mostrou-se cheia de diversão e com uma panorâmica de beleza única…. Sim, falo com certeza da Marofa, do Douro Internacional, de amendoeiras, de oliveiras ou vinhas como por exemplo do Vinho do Porto “Ferreira” ou do luxuriante vinho “Barca Velha”… e claro, a foz da Ribeira de Aguiar no Douro, numa travessia sobre a foz, numa ponte de comboio tipo “Eifel”, de mais uma linha ferroviária, jogada ao abandono…. Aqui foi efetivamente a cereja da prova!!!

E agora deixo a pergunta:
- Então, mas só houve conteúdo bom?! – Pois… é claro que também houve algo, a que se chama de “descidas de inclinação invertida”… Foi uma prova que se destacou em termos de dureza, com um final algo exigente… Contudo e afinal de contas, penso que este terá também de ser um dos ingredientes de um bom passeio!

Quanto à prestação dos BTTistas que assinaram a folha de presenças, de referir que estiveram de bom nível e claro sem quedas, pois vimos algumas!...

Ahhh, e já me esquecia… dos 50 participantes que vos falei ao inicio (à cerca de 2 meses), do dia da verdade estavam lá cerca de 250…

Ficam algumas das fotos, que apenas revelam um pouco, na minha opinião, do sucesso/beleza da prova!!!


Aqui fica a prova de que é possível fazerem-se excelentes passeios, sem grandes "floreados" e a preços acessíveis!!!


Panorâmica única (Douro Internacional), trilho bem sinalizado e cheio de diversão, finalizado com a dureza que tb se pede numa boa prova!




Ainda uma boa visão do que foi o passeio: a excelente peça da responsabilidade do Carlos Gabriel do BTT Foz Côa:



Outro vídeo. A adrenalina da descida!


Mais um apontamento em vídeo para ver o que os outro não mostraram. Aqui.


Deixamos ainda 2 boas compilações de fotos na galeria Picasa de Filipe José Carvalho e outra da autoria de Btt Figueira cr.

Os tracks dos percursos de 40Kms e 70Kms pode ser obtidos aqui


Boas Pedaladas!

2 comentários:

Coelho disse...

Não vou repetir o que já foi dito. Este passeio tem um dos melhores trunfos para vingar no mapa regional e até nacional do BTT: o relevo.

Cruzo os dedos para que esta organização não deixe escapar esta excelente excelente rampa de lançamento que foi este 1º passeio , nem se deixe levar pela tentação dos lucros imediatos.
Os Btt'istas sabem reconhecer com a afluência, os bons passeios.

Que venha a próxima edição!

Unknown disse...

Coelho foi um bom passeio realmente, com zonas que já conhecia e outras não o pessoal de Figueira que não deixe passar esta oportunidade