quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Rescaldo: Invernal de BTT Cidade da Guarda 2011


EDIT: 5 Dez 2011
Podem ver aqui o canal vídeo dedicado á Invernal'11.
Vídeo da chegada adicionados ao fundo.


No passado Domingo 27 de Novembro, realizou-se na Guarda mais uma -  a 8ª edição - desta Invernal.
Incontornável no calendário do BTT, pôs á prova a resistência de mais de 4 centenas de participantes dos quatro cantos da península, que se deslocaram até á velha egitânea.

Este ano os btt'tistas puderam disfrutar de uma meteorologia mista com frio e nevoeiro outonais e com calores primaveris. A ânsia da neve é geral nesta prova, no entanto o famoso brinde branco que tem sido um dos cartões de visita desta prova acabou por ficar de fora. Foram os trilhos a dar a ultima palavra!




Ás 9h00 foi dado o sinal verde pelo megafone da organização. O Clube de Montanhismo da Guarda preparou um "caldinho" que incluia single's retorcidos, descidas vertiginosas, subidas de encher o peito, calçadas desconcentrantes tudo intercalado por zonas rolantes próprias para o 3º prato pedaleiro.


Contornou-se o estádio municipal numa subidinha leve que serviu para acalmar a adrenalina inicial, e desceu-se até á "Dorna". Passámos ao lado do IPG antes de virarmos para a antiga "amentoreira" e sairmos da N16. As torres eólicas já nos saudavam ao cimo da Qta. do Zambito quando ultrapassámos a "BMER".
A "BMER" é a Bicicleta Médica de Emergência e Reanimação do Clube de Montanhismo da Guarda. Este veículo tem vindo, ano após ano, a ser um pilar no socorro aos participantes em zonas de difícil acesso e, quando próximo, mais rápido. O "motorista" transporta cerca de 3Kg de material de suporte: 1 colar cervical, 2 lenços triângulares, várias compressas, soro fisiológico, 2 ligaduras elásticas, medidor de pressão arterial, máscara de insuflações, canivete suíço, água com sais minerais, gel power para devolver a força, fita adesiva e vários pares de luvas.
Em jeito de brincadeira ainda o saudámos com um: " Há tantos e sempre a carregar a cruz!"
Note-se que o colete vermelho está identificado com a cruz vermelha...


Paulo Coelho do CMG - a BMER na Invernal
foto: Pedro Ferrão Patricio (PhotoBurst)


Pouco depois entrarmos na "pista" propriamente dita e descermos para  a 1º povoação - o Alvendre. Aí já o pelotão estava distribuído por cerca de 4/5 kms com os 1ºs já fora do alcance da vista. Passagem num túnel debaixo da A25, ainda livre das portagens, para subirmos depois á Santinha de Rocamonde logo logo antes da divisão da Meia- Maratona de 45Kms e da Maratona de quase 68Kms.
Ali separámo-nos dos camaradas Mike, Xolas e Filipe que seguiram o trilho da maioria.
Aqui destacamos o facto que nos viria a ser confirmado já no 2º reforço - dos 190 inscritos na Maratona, apenas 80 viriam a percorrê-la. Seria o mêdo da dureza dos 1900 mts de acumulado prometidos?




A chegada ao 1º reforço na Velosa


Estávamos a andar incrivelmente rápidos, mas muito por culpa da gravidade. Para nos adoçar o bico tínhamos pela frente uma série de descidas rápidas pouco técnicas e que enfrentávamos com confiança.
Pior sorte teve um participante que teve uma queda metros antes da Velosa. O Marco estava já a ser levado para a ambulância com uma perna partida. A frente da corrida tinha acabado para ele ali. Vermos o jovem em sofrimento teve impacto no nosso resto de descida, as pastilhas de travão aqueceram mais...




O reforço não estava ali só por que sim, estava para energizar os btt'istas pois a seguir viria uma série de subidas que dariam para começar abrir os fechos dos jerseys e espremer cantis.
Esta hidratação não chegaria, somos equipa de muito "alimento" e a necessidade encontrou parceiro na oportunidade. Á passagem em Maçal do Chão o café Cruz acenou com um tolde e em debandada formámos fila á porta do estabelecimento, fazendo a pausa para um ritual nosso nas voltinhas domingueiras:
A paragem para um Cai- Bem!


A prova da boa classificação final do Team





Depois desta paragem, começámos a pedalar algo mais a sério, dirjindo-nos á Barragem de Bouça Cova tão bem conhecida por nós. A linha do comboio já tinha ficado para trás e o nevoeiro acompanhava-nos, tinha voltado a arrefecer. Depois de termos contornado cerca de 2/3 da barragem, começámos a subir lentamente num singletrack por vezes empedrado, outras em formato "lameiro" em direcção ás Avelãs da Ribeira.
Local para nova paragem para reforço, era o kilómetro 44. Chá quentinho e bolinhos com fruta a finalizar era a repetição da fórmula. A subida era para continuar, mas só depois de atravessarmos o vale ao lado de Pai Viegas , a povoação vizinha. 



Até Avelãs de Ambon penámos com esforço e calor, o avançar da hora tinha trazido mangas arregaçadas e testas suadas. Parece que até o guiador tinha cedido, e foi o Pirry, num dos 2 postos de assistência mecânica gratuita que a organização providenciou, que fez o ajuste e o reaperto.
Dali voltámos á carga rumando á Menoita sempre a subir! No chafariz da aldeia reabastecemos cantis e carimbámos o frontal pela 3ª vez no controlo 1 km á frente.

Da Menoita á Qta. da Umbelina foi um fechar de olhos (que força de expressão mais descabida!) e alegrámo-nos com um dos melhores single's técnicos das redondezas, antes de passarmos novamente por baixo da A25. E aí.... é que foi subir! Cabreira, caminhos do Carapito e de novo as eólicas do Zambito.
A tirada não é das piores, mas as pernas já acusavam a altimetria do dia...
Nas eólicas foi tempo de paragem para reagrupar, e algumas fotos. Vítor e Coelho, Carlos e Leonardo e o puto maravilha! - o Manuel, que de puto só a idade. Aguentou-se melhor á bronca que alguns de nós! Se eu tivesse 14 anos...





Manuel em grande forma.


Até aqui não houve dúvidas no trilho a seguir, o percurso fitado e de andamento livre estava bem marcado até com tabuletas indicadoras de perigo nas zonas que assim o exigiam, e das eólicas descemos por trás do IPG para depois subirmos a calçada romana que levaria de novo á Dorna para depois numa última subida de esforço subissemos a Rua 31 de Janeiro para uma entrada triunfal ( 6 horas depois!) em "cavalada" na Praça Velha - o sítio, quanto a nós, bem escolhido para a Meta. 




Estava feita a Invernal de 2011. Mais uma prova bem conseguida pelas gentes da Guarda.
A Xolas com um excelente 2º Lugar da Meia-Maratona está de Parabéns , e "pedala" para contagiar os seus feitos ao sector masculino...  Não está fácil!
Estes "clientes habituais"  voltarão a degustar nova dôr de pernas no ano que vem!


Os vídeos da chegada:






















Boas pedaladas!

*Links Úteis*
Classificações
Rescaldos
Comentários
Fotos


Sem comentários: