sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Eco-Living: Uma árvore pedalada


Domingo passado foi inaugurada uma árvore de Natal especial. Na cidade de Puebla, no México, e sobre o lema de "Um Natal Sustentável"  foi instalada uma gigante árvore de Natal inovadora na forma como é iluminada. Com um total de 8000 LED's  alimentados pela energia cinética criada no pedal de 15 bicicletas que foram adaptadas para o efeito. 
Na roda traseira de cada uma foi acoplado um pequeno gerador capaz de fornecer potências eléctricas que oscilam entre os 100W e os 350W, que por sua vez vão carregar 2 baterias que ao estarem completas vão permitir cerca de 45 minutos de iluminação na árvore.



Para  que os visitantes possam completar a carga das baterias deverão pedalar as bicicletas (estacionadas) em velocidades de entre 20km/h até 30 km/h. A energia resultante desta 15 pessoas a pedalar durante 8 horas é suficiente para alimentar cerca de 60 salas com lâmpadas de 100W de potência cada.
Quando 15 bicicletas estiverem a ser pedaladas em simultâneo, uma música é tocada em redor da árvore para que seja consciencializada  a ideia de que "todos, quando unidos o desejarmos, podemos trazer benefícios ambientais e para nós próprios".

O uso de lâmpadas da tecnologia LED permite poupanças energéticas na ordem dos 50% a 90% quando comparadas com as lâmpadas tradicionais, a médio prazo.





Mais vídeos:


Com esta pequena ligação á quadra festiva (para alguns) em que já estamos, os BikeVassouraTeam apresentam a todos os BTT'istas e aos que nos acompanham os nossos sinceros votos de Festas Alegres e de um Feliz Natal !





1 comentário:

CL disse...

A todos os Vassouras um Feliz Natal.