quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Eco-Living: Uma Ciclovia no distrito da Guarda


Apresentada desta forma, estamos certos que trouxe uma curiosidade positiva e expectante ao resto do post.
Afinal de contas uma ciclovia é uma importante infraestrutura num cenário moderno de mobilidade urbana, que traz benefícios á população. É sinal ainda de sustentabilidade e boa política ambiental.
Vamos aos dados.






Esta via dedicada aos que se deslocam em bicicleta está localizada na lateral Este da estrada nacional 102 num (pequeníssimo) troço que liga a entrada Norte de Celorico da Beira á entrada Oeste da freguesia de Casas do Rio.
Os quase 1650m de pavimento avermelhado são interrompidos consecutivamente por entradas para garagens e terrenos privados, desníveis de acesso em lancis e até pela ponte que cruza o Mondego. Apresenta ainda um desnível de altitude de aproximadamente 47m.














Nesta passagem a interrupção é abrupta e apenas assinalada pelo gradeamento de protecção que impede os ciclistas mergulharem nas águas do rio. Torna-se então necessário atravessar a ponte estreita e desprotegida do tráfego automóvel. A pista ciclável volta a re-aparecer logo após a ponte e termina já depois da rotunda que controla o trânsito automóvel para a IP2, Celorico-Gare e Casas do Rio.







Medidas destas são sempre bem-vindas por parte das autarquias/governos, mas se tomarmos esta obra por terminada, concluímos que carece de uma aproximação mais profunda e atenta á utilidade e segurança para os utilizadores.


2 comentários:

Anónimo disse...

Espectáculo, acho que é caso para dizer, as vezes mais vale estar quieto...

Trilhos & Quedas

Anónimo disse...

Atenção! Estão em curso as obras de mais uma ciclovia no distrito: a via, por aquilo que dá para perceber, circundante da vila de Almeida. Não vejo grande utilidade. Será para turista ver... VTR.