sábado, 30 de janeiro de 2010

Giro no Pedal - Castelo Mendo anseia por nós!

Mais um domingo, mais um Giro!
O Team prepara-se para mais uma investida, e como é óbvio há alguma logística que convém não desprezar. Apresentamos alguns dados do que nos espera.











Acrescentamos apenas que os dados estão indexados ao trajecto Guarda » Castelo Mendo, uma vez que o retorno seguirá no mesmo caminho.
Aconselhamos um ligeiro acréscimo na pressão dos pneumáticos já que o alcatrão será uma constante.

Boas pedaladas para amanhã!

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

FotoFlash - Milésimos Antes...

... da queda.
Mostramos aquilo que não se deverá fazer... desafiar a gravidade.





 ... Há bicicletas de se lhe tirar o ciclista....




Há gente que mete o nariz em tudo...





Mas há outros que metem água...




 
E depois há os Profissionais!






segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Novidades: Exposição Gaia Bike Exhibit 2010



Esta exposição terá lugar no El Corte Inglês - Gaia - Porto e estará aberta das 12h ás 21h. Nela,os visitantes, poderão contar com diversos expositores e marcas da modalidade a apresentarem as suas mais novidades ao grande público, mas onde também  será possível fazer uma breve revisão á bicicleta; personalizar o equipamento têxtil dos ciclistas de modo a concordar com as suas próprias características fisiológicas - através das 150 medidas alcançadas pelo canner a lazer e visor 3D ali presentes; ou ainda  participar num passatempo que promete premiar quem consiga pedalar 10 minutos e produzir de forma constante 250W ( apenas como curiosidade acrescentamos uma nota: um vulgar radiador eléctrico doméstico produz 750W). Haverá espaço ainda para Aulas de RPM, Workshops  variados (Condição Física; Nutrição; Mecânica) e ainda demonstrações de Bike Trial.
Resta apenas referir que este evento é organizado conjuntamente pela Gaia Anima e pelo Corte Inglês Gaia Porto.
Mais info pelo email: info@gaiakikeexhibit.com     ou aqui.


Uma exposição a visitar certamente.
Boas Pedaladas

domingo, 24 de janeiro de 2010

Giro no Pedal - "Sabe Bem Pagar Tão Pouco"



SABE BEM PAGAR TÃO POUCO!

 POR: Bruno Marques

Mais um Domingo, mais uma voltinha matinal. Acordámos e para contrariar as previsões dos “senhores” do tempo, estava nevoeiro com uma elevada percentagem relativa de humidade… se contarmos com as meias dúzias de minis a mais e uns copitos de vinho (o melhor do mundo, segundo o Sr. Zé Simões). Parti de casa, do outro lado da linha do comboio, já atrasado (devido á falta de comparência do parceiro MINI….sim parceiro... porque o POKER/Sobe e Desce de ontem… estendeu-se pela noite fora). Cheguei á rotunda do Rossio…e com uma pontualidade Britânica (descontando os já 5 minutos de atraso), encontrei-me com o COELHO e o DAVIDE, onde também já estavam os amigos da GARBIKE. Lá prosseguimos até á Pastelaria Cristal 98 (com um dos elementos a pagar a noite boémia anterior), onde já se encontravam os camaradas ViTOR e FILIPE, com as mais recentes contratações…mais 2 da BIKEVASSOURATEAM: MIGUEL com a sua nova tininha “SPECIALIZED”, o CARLOS com a sua imponente mota (sim mota… pois aquilo tinha motor de certeza….); o EDMUNDO com a sua TREK veio pedalar connosco pela mão do Filipe. De realçar a já elevada percentagem de pedais de encaixe (e consequente elevado rendimento a notar-se), aos quais os mais teimosos ainda resistem.
Cafeína tomada e… arrancada pelo nevoeiro fora (parecendo uns D. Sebastiões) passando pelo VanGuarda, rotunda da Dorna, cortando para as Lameirinhas e direitos á prisão. Foi aí que alguns de nós “reviveram” as condições adversas da última invernal, mas desta vez bem mais agradável.




Descemos rapidamente pelo caminho algo sinuoso devido às valentes chuvas caídas e chegámos até á Corujeira, onde fomos paralelamente pelo ribeiro acima, e qual foi o nosso espanto… com a quantidade de trânsito e engarrafamento presente junto a uma casa isolada. Eram mais de 150 veículos de 4 rodas seguramente (leia-se…ovelhas). Lá deram um jeito, e lá seguimos caminho por entre poças e subidas com elevado grau de inclinação, suficiente para alguns de nós ficar sem tracção e optar por ir a “penantes”.



Chegámos então ao asfalto, no cruzamento de Fernão Joanes para Famalicão. Tínhamos como objectivo inicial ir ao Alto de Famalicão, mas como alguns de nós tinham de estar em casa por volta das 13 horas, e o tempo já escasseava, optámos então por subir directamente a Fernão Joanes, prometendo voltar ali mesmo numa próxima volta ao íngreme Alto.



Chegados á povoação, parámos no primeiro café que encontrámos… para tomar o tão ansiado CAI-BEM! Rodada de oito e ala embora.



A partir de aqui foi sempre a descer pelo betuminoso passando em Meios e Corujeira, chegando a atingir velocidades acima dos 50 km/hora, em alguns pontos. A seguir á Corujeira, separámo-nos pois o Filipe já estava atrasado e Edmundo seguiu com ele por Maçainhas de Baixo. O resto do TEAM seguiu em direcção á Barragem do Caldeirão, subindo aos Chãos, local onde reabastecemos de mais 2 rodadas de CAI-BEM com uns chocolates pelo meio, pois os novos elementos começaram a ter nesta subida as-mais-que-compreensíveis-dificuldades.



Curiosamente, e vá-se lá saber porquê, tivemos algum receio de entrar no café “MOTOS BAR”, mas como eram “terrenos” pertencentes ao nosso conterrâneo Davide, lá entrámos.
Restou-nos então subir pela N16 acima, passando pelo Prado, Cubo, Bombeiros e Dorna.
Após esta longa subida com várias paragens para descansarmos e conversarmos chegámos á rotunda da Dorna, local onde nos separámos, uns para o Garden, outro para o Bairro dos Remédios, outros para o Bairro do Pinheiro, e outro para a Sequeira.
Enfim, calha a vez a todos, e desta vez calhou-me a mim a maior distância… 42 km.


 Uma palavra de apreço ao MINI- O BANANAS e para o CARLOS DINIS- A BELA ADORMECIDA……. Ficaram com a difícil tarefa de tomar conta das suas respectivas almofadas…ou alheias… quem sabe??!! CHAMAI-OS DOIDOS!!!!
Boa volta… um pouco puxada, mesmo para quem anda nisto já há alguns meses. Ficou água na boca ao MIGUEL e ao CARLOS… ou quem sabe… CAI-BEM.. para o próximo Domingo.
Pessoal até lá…. Vou tratar do sofá…………

P.S. -  Como alguém disse: “… VESTIR…VESTIMOS BEM… AGORA ANDAR!!!.............”



ACTUALIZAÇÃO - FOTOGRAFIAS


sábado, 23 de janeiro de 2010

Divulgação: Rota do Trevo - Alfarazes




No próximo dia 25 de Abril, pelo 3º ano consecutivo, a Associação Desportiva e Cultural de Alfarazes, irá levar a efeito o habitual convívio, para todos os amantes do desporto em geral e em particular na vertente das 2 rodas, com a realização da Maratona tradicional em BTT, denominada este ano como "IIIª BP GÁS - ROTA DO TREVO 2010".
A sua realização terá lugar, como sempre, no Lugar de Alfarazes, junto à cidade da Guarda que, sendo uma das portas de entrada para a Serra da estrela, uma vez que integrar uma parte importante do seu parque natural, irá ser por esse motivo, um atractivo mais para a participação neste evento, pois alguns percursos a utilizar, encontram-se no limiar do referido parque.

Regulamento Geral
1 – A Maratona em BTT, denominada “IIIª BP GÁS - ROTA DO TREVO 2010”, disputa-se a 25 de Abril de 2010, é uma organização conjunta da Associação Desportiva e Cultural de Alfarazes, BP GÁS e Fundação Inatel, com localização na Cidade mais alta de Portugal – Cidade da Guarda.
2 – O trajecto em linha, em sistema “Open Road”, decorrerá em caminhos rurais e trilhos na região da Cidade da Guarda, em regime “semi-competitivo”, aberto a todos os amantes da modalidade, federados ou não federados, composto por 3 níveis de dificuldade (30 km, 50 km e 65 km), para um número limite de 150 participantes.
3 – Os participantes terão que completar a Maratona, num tempo máximo de 7 horas, sendo que, somente aos Atletas que tenham efectuado todos os controlos, relativos ao nível de dificuldade escolhido, será atribuído o tempo realizado e poderão entrar no sorteio de diversos produtos e lembranças, a realizar no final do evento. A partir das 14 horas será fechada a chegada dos 50km, ficando todos os atletas inibidos de continuar a partir desta hora.
4 – Durante o percurso existirão diversos postos de controlo, não sendo a sua localização conhecida dos Atletas.
5 – O Secretariado funcionará nas Piscinas Municipais da Cidade da Guarda, a partir das 07:30 horas até às 08:45 horas, encerrando no tempo indicado, para a realização de um pequeno Briefing relativo ao evento.
6 – Está prevista uma partida simulada às 09:00horas, com pelotão controlado até ao sítio de Alfarazes, junto à Sede da Associação, de onde será dada a partida real à Maratona “IIIª BP GÁS - ROTA DO TREVO 2010”, pelas 09:15 horas.
7 – A prova será marcada com placas, fitas e outros elementos, devidamente identificados no dia do evento.
8 – Não sendo uma prova de competição, visto todos os Atletas integrarem um só escalão, a título individual, independentemente da idade ou sexo, serão no entanto, distribuídas lembranças aos melhores classificados de cada um dos níveis de dificuldade previstos.
9 – Está prevista a abertura das inscrições no dia 01 de Março de 2010 e o seu encerramento, no dia 31 de Março de 2010, ou no momento em que forem atingidas as 150 inscrições. A mesma terá um valor de 15,00€ por participante, dando direito a:
   - Participação na maratona “IIIª BP GÁS - ROTA DO TREVO 2010”
   - Apoio com águas, fruta, barras energéticas e outros, em zona denominada de  “Zona  de  Assistência”,
     devidamente assinalada.
   - Dorsal, Seguro de Acidentes Pessoais, Lembranças e Refeição de Convívio, no final  da  Maratona,  a
     ser servido nas instalações da Associação.
10 – Estão previstas 2 zonas, uma de assistência técnica e outra de Assistência Médica, devidamente identificadas.
11 – Existirão elementos identificados da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Guarda, para assistência em primeiros socorros durante o evento.
12 – É obrigatório o uso do capacete devidamente colocado, bem como do Dorsal da Maratona em local visível, durante a participação na mesma.
13 – As inscrições serão feitas em impresso a fornecer pela Organização e disponibilizado na página da Internet da Associação, no local da Maratona.
14 – O pagamento será feito no acto da inscrição, com envio do comprovativo de transferência bancária, de preferência remetido junto da ficha de inscrição. O envio poderá ser feito por correio, para “Associação Desportiva e Cultural de Alfarazes, Alfarazes – 6300 Guarda, ou por e-mail, para adcalfarazes@gmail.com.
15 – As pré-inscrições só serão confirmadas após recepção do comprovativo de pagamento. Não serão aceites pagamentos após a data de encerramento das inscrições.
16 – O NIB disponibilizado para pagamento da inscrição é o 0099.0000.00875620101.17
17 – Todo o comportamento anti desportivo detectado, implicará a desclassificação e imediata retirada do Atleta do evento a decorrer.
18 – Qualquer omissão no presente regulamento, será definido na altura pela Organização da Prova.



Divulgação: TransAguieira BTT


 
 
 
Pelo 3º ano consecutivo, o clube de BTT Planeta Radical vai levar a cabo a "TransAguieira BTT". Tal como nas edições anteriores pretendem dar a conhecer a todos as paisagens e trilhos que habitualmente percorrem.
A grande motivação é o sucesso dos anos anteriores.

Organização: Planeta Radical Clube Btt

Data: 28-02-2010

Local do evento: Santa Comba Dão

Concentração: Piscinas municipais

Partida: Camara Municipal

Secretariado: das 07.00 às 08.45 horas

Partida: 09:00 Maratona

Abertura das Inscrições:

Abertas apartir do dia 05 de Dez até dia 24 Fev e limitadas a 400 participantes


Valor da Inscrição: 10€ até dia 18 de Fev e 15€ até 24 de Fev

Incluído: reforços, seguro, lembranças e Almoço.
Inscrições e Informação adicional:
E-mail: planetaradical@gmail.com

Características do PercursoEvento Distância

Passeio Guiado Aprox. 15km DF-Baixa DT-Baixa
Meia Maratona 40km DF-Média DT-Média
Maratona 70km DF-Média/Alta DT-Média

DF: Dificuldade Física
DT: Dificuldade Técnica

Divulgação:Maratona BTT "Vencer o Cancro"





  • Inscrições limitadas a 1.500 participantes.
  • As inscrições encerram dia 26 de Janeiro de 2010 ou logo que seja atingido o limite.
  • O preço da inscrição é de 12€ (sem almoço) e 22€ (com almoço). 
O trajecto em linha decorrerá em caminhos rurais e trilhos dentro do concelho de  Salvaterra de Magos e terá as extensões de aproximadamente 40Km e 60km.
Será oferecido de 1 Sistema ERGOMO (medidor de potência da pedalada) no valor comercial de 1.500€ ao 1º Classificado dos 40km. Será oferecido 1 Sistema ERGOMO (medidor de potência da pedalada) no valor comercial de 1.500€ ao 1º Classificado dos 60km.


O preço do almoço por acompanhante é de 10€. Após o encerramento das inscrições qualquer almoço extra terá o custo de 12€.

ORGANIZAÇÃO:
 
BTT CLUBE DE PORTUGAL
Telem: 918 234 803
E-mail: bttclubeportugal@gmail.com

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Divulgação: PedalaDelas - Ao Ritmo Gourmet

Transcrevemos o chamamento para uma invulgar reunião de Betetistas no feminino... 

Desde já os nossos parabéns pelo evento!

 

 PedalaDelas no Entroncamento - 07 fevereiro 2010 - "Ao Ritmo GOURMET"

Ola Meninas e Meninos

Desta vez cabe--nos a nós, tentar realizar um encontro "PedalaDelas - Ao ritmo da Amizade", aqui pela Terra dos Fenómenos. A data escolhida é 7 de Fevereiro 2010.

Como sempre, tratar-se à de um passeio informal, sem seguros, onde cada um irá pedalar à sua responsabilidade.
Sempre que necessário o primeiro post será actualizado, de modo a não se dispersar a informação.

Dia do encontro :07/fevereiro/2010
Concentração no Pavilhão Municipal do Entroncamento :08h30 Partida :09h00

Banhos gratuitos no Pavilhão Municipal e lavagem de bicicletas

Almoço (num restaurante local): preço 10euros por pessoa.
Entradas
Sopa de Legumes
Lombo no forno com ananas (batata frita+arroz+salada)
1 Sobremesa a escolha (Pudim de ovos/salada de Fruta/Gelado)
Bebibas Agua, vinhos, sumos e cerveja
Café

Percurso : +- 45kms

Inscrições para aoritmodamizade@gmail.com com os seguintes dados Nome - Localidade (apenas para estatística )
NIB: 0035 0282 0002 5450 6007 1 - Inscrições até ao dia 1 de fevereiro 2010. Se houver alguma desistência, o valor pago será devolvido sem qualquer problema, desde que informado atempadamente. Enviar commprovativo de pagamento para o mail anteriormente referido .
O Almoço não é obrigatório quem quiser apenas vir pedalar está a vontade

De modo a que nada falhe, iremos poder contar com o apoio da loja RHCmotosBikes de Torres Novas (www.rhcmotosbikes.com) , que nos irá dar apoio mecanico e nos disponibilizou a carrinha para servir como carro vassoura no caso de haver alguma desistência.

Contamos com a vossa presença

Brevemente mais informações ....RESERVEM ESTA DATA NA AGENDA

Beta
"

Divulgação: 7ª Maratona BTT do Mondego

Damos conta de mais um evento, desta feita com traços fortes de solidariedade:




 No dia 31 de Janeiro de 2010 - Domingo, realiza-se a 7ª edição da Maratona de BTT do Mondego.
Esta edição e atendendo sempre às sugestões que nos têm sido feitas pelos participantes nas anteriores edições, irá ter 3 provas distintas: 40 Km - 80 Km - Passeio da Família

40 Km
Terá 1 reabastecimento com barras e bebida energéticas, água, fruta e queques

80 Km
Terá 3 reabastecimentos com barras e bebida energéticas, água, fruta e queques
O Passeio da Família
Destina-se a todos aqueles que se querem iniciar nestas andanças do BTT ou, por outro lado, queiram passear por estas bandas na companhia de toda a família, irá desenrolar-se em partes do percurso das outras provas e será uma prova com guia e tem uma vertente de Solidariedade para com a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra. O Percurso será de baixa dificuldade, com cerca de 20 Km, percorrendo os campos do Rio Mondego.

As incrições estão abertas e poderão ser feitas através dos seguintes meios
Email: btt.mondego@gmail.com
Fax: 239 445 057
Correio para: Núcleo Sportinguista do Mondego Rua Comendador Eduardo Filipe, 50, Ribeira de Frades, 3040-865 COIMBRA.
Inscrições até 25 de Janeiro de 2009
Maratonas - 15 Euros até 31 de Dezembro de 2009.
Após esta data a inscrição importará em 20 Euros.
Almoço incluído
As betetistas femininas participam, nas maratonas, de forma gratuita.
Passeio da Família - 05 Euros + 05 Euros para almoço
As verbas recebidas com as inscrições no Passeio da Família vão reverter para a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra

domingo, 17 de janeiro de 2010

Giro do Pedal - Teimosos e atrasados



A semana a meio e já rondavam os receios da continuação de tempo chuvoso pelo fim-de-semana fora.
As constantes consultas ao site do Instituto de Meteorologia e Geofísica  não descansavam os mais preocupados. Ficou assente que seria já na manhã de domingo, em que cada membro do team junto à janela da própria casa, decidiriam o destino: Rua ou Cama !
Por obra e graça das novas tecnologias... (leia-se telemóvel em modo silencioso) conseguiu-se um considerável atraso na saída prevista, e valeu a resalva do alarme orgânico... que  se revelou incapaz de evitar que tenha sido a Cama o destino de alguns betetistas do team.
Com a logística do dia já em mais de 1 hora retardada, Filipe e Coelho saíram da zona do Rossio em direcção à Cristal, onde já tomavam café 3 amigos do pedal.



Neste dia 2 estreias: Filipe trazia os seus novos pedais de encaixe de dupla plataforma e respectivos sapatos, enquanto que o Miguel tratava de iniciar a rodagem da sua Specialized Hardrock a fazer os seus primeiros kilómetros.

A acompanhar-nos estiveram também o amigo Paulo da Sanicentral BTT e respectiva esposa, Eduarda.

Em termos de percurso, foi bastante suave e agradável: Saída da Cristal para passar na Dorna, Lameirinhas, rotunda do estabelecimento penitenciário, campo de tiro da GNR, a seguir pedalámos até Vale de Estrela onde entrámos no alcatrão.



O dia esteve generoso, o nevoeiro que se mostrava no início da volta acabou por se dissipar ao longo da mesma, deixando até que alguns raios de sol se mostrassem.
Sempre bem dispostos, continuámos a pedalar até à rotunda do "G", Hotel Turismo, Garden Shopping Center onde parámos para deixar a colega do pedal - outros afazeres tinha  programados. Os restantes 4 fomos ainda até ás eólicas do Zâmbito passando pelo centro da cidade.



Aqui notámos que a nossa Guarda está cada vez melhor para a prática do BTT - as obras de saneamento e águas de consumo doméstico têm deixado uma verdadeira pista de obstáculos, lama, e rampas de saltos acrobáticos, um  "must" para riders como nós, talvez menos a gosto para os peões...certamente.  Porta da Estrela, Dorna, "Prédios Verdes", campo de futebol do IPG foram os pontos de referência a seguir.



Já nas eólicas, ficámos estupefactos com o bloco quadrado de betão armado ali presente... indagámo-nos acerca da  pertinência da sua existência... até que  notámos uma pequena (talvez micro) placa com alguns dizeres. Aproximá-mo-nos até ler: " Poço de Mina de Cruz da Faia - Perímetro de Segurança - NÃO CIRCULE NESTA ÁREA "



Ora, se esta é zona é perigosa e está um perímetro definido algures mas não delineado por qualquer tipo de zona ou vedação física... não seria de esperar que os traseuntes que por ali passem consigam ler a placa informativa a partir de uma zona ...segura?? Pois...
Como o que é bom... vem a dobrar mais á frente uma cópia em jeito de "bis" pedido com palmas!



Bom, como a hora de almoço já se avançava a passos largos, pensámos que seria melhor separarmos o caminho de regresso às próprias casas: Filipe e Coelho em frente para Carapito, Rio Diz e finalmente Rossio, quanto ao Miguel e ao Paulo retornaram pela estrada até às bombas da Redil, Praça Velha, Garden Shopping Center.

E pronto, estava assim terminado o passeio matinal domingueiro!

Boas Pedaladas!