sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Giro no Pedal: A Almoçarada

Quis S.Pedro e também todos bikers do BikeVassouraTeam que este domingo último tivesse especial sabor. O santo ajudou na meteorologia,  os restantes ajudaram na pedaleira e mais tarde á mesa.




Mas vamos por partes, ou como quem diz por ordem cronológica. O "check-in" estava marcado no PURD - também conhecido por parque Pólis.  À chegada dei conta das voltas, em torno da lona gigante do iglódromo, que o Filipe já  pedalava em jeito de aquecimento. Eram 08h44, o que significava que daí em diante estavam quase todos atrasados. A queimar o minuto apareceram o Vitor, o Bruno e o Telmo. Faltavam ainda o Mike, e a Xolas e o Paulinho. O Davide não viria hoje, anda atarefado com as novas responsabilidades lá em casa enquanto que a nossa Bela Adormecida continuava a ronronar no vale dos lençóis... Ainda assim teve a simpatia de nos avisar... hora e meia antes! (a propósito espero que tenhas tido melhoras dessa gripe, Carlos)





Ainda a seleccionar os trilhos conversávamos todos, Filipe continuava de volta da sua roda traseira. Ao que parece uma prisão no eixo da Trek estava a querer dificultar-lhe o arranque.



O Mike e a Xolas acabam por juntar-se ao grupo, trazendo 2 amigos para pedalar: o André e o Ricardo. Já com o destino em mente (Alto de Famalicão), saímos rolando devagar até ao Carapito de S. Salvador.




 A passagem pelo largo da escola do Carapito trouxe recordações... O berço do Team estava ali! Os passeios do Carapito deixam saudades.
Das ternurentas recordações passámos a uma tragédia dramática: alguns metros à frente o eixo não resistiu e partiu os linguetes de tracção. Filipe via-se obrigado a desistir logo ali.  Há dias assim... Cabisbaixo lá seguiu até casa.


Os restantes continuaram a dar ao pedal. Assomavam-se as eólicas do Zâmbito, e ali tomámos o trilho da Invernal09 até Maçainhas.








As vistas já são conhecidas mas é sempre agradável passar por aquelas bandas. Fazer o percurso naquele sentido tem também ares de crescente adrenalina que as descidas proporcionam. A manhã continuava a aquecer e a tendência geral era mais de dar "ao botão" que ao pedal...








Em Maçainhas estava mais que visto era a hora do Cai-Bem! Tudo a parar na "box"... para atestar.

 

 Ricardo e André  e Coelho recuperavam forças antes da subidinha para o Cruzamento.


Vitor estreava transmissão nova na Scott. Parecia motorizada!

 No cruzamento de Famalicão/Trinta/Vale de Estrela, 3 tomaram a opção correcta - estrada; os outros quiseram fazer as 4 curvas até ao alto...

Do Alto de Famalicão a vista é ampla (quanto as giestas em redor o permitem) 



O dia estava marcado pela estreia dos novos equipamentos BTT dos  BikeVassouraTeam. Elasticidade, liberdade de movimentos, ajuste ao corpo, controlo da transpiração e notoriedade das côres e logotipos estavam a ser testados exaustivamente. Mas para isso faltava um teste para que o aval fosse abrangente: o teste da queda. E para isso estava preparada uma vala profunda e completamente atravessada  no trilho durante a descida  para Fernão Joanes. Ajustei a velocidade em Warp 2  libertei o curso máximo das manetes de travão e o resto fez-se sozinho... Ao km certo encostei a lateral esquerda do calção e do jersey na fina camada de pó antes de embater com força no pavimento... Levantei-me e analisei ao pormenor o estado do vestuário: coberto de pó e nada de riscos ou cortes no tecido. O efeito na pele foi algo diferente: o joelho apresentava fraca resistência ao contacto abrasivo com a terra. 
Veredicto: Os equipamentos são de qualidade! Pois permitem que o pessoal se divirta, de quando em vez, com as valas e regos do caminho.


 Já em Fernão Joanes acelerámos o ritmo da pedalada, o almoço estava quase pronto e a Guarda ainda estava a alguns kilómetros...  Mesmo assim, e ao atravessarmos praça Picadilly Circus quisemos eternizar o momento - (duvidam? façam zoom na foto em cima)


No regresso a fome tomava conta das pernas...

Depois do banho tomado, foi a hora do repasto. E que repasto!! No restaurante "O Archeiro" a mesa já contava com os lugares certos. Para pedalar não vieram todos, mas poucos faltaram ao chamamento do garfo e faca...  Juntou-se  tudo à mesa em amena cavaqueira e descontraído espírito. O Arroz de Pato (um dos petiscos que dá fama à casa) foi o primeiro a vir, depois foi a vez da Massa à Lavrador e terminámos a roda de pratos com Leitãozinho da Bairrada.  Em torno das sobremesas e do café falámos dos passeios que aí vêm e dos destinos do Team.
Enquanto isso o Davide tratava de dar os últimos preparativos na surpresa do dia.



Champanhe e bolo Vassoura!

 









Excelente! Só mesmo os BikeVassouras!! 
Foi mais um momento bem passado em ambiente de camaradagem.
Venham passeios, venham mais Domingos como este! 




Ficha Técnica






Boas pedaladas.


3 comentários:

GT 3 disse...

PARABENS VASSOURAS.

GRANDE DIA.

GRANDE CAMARADAGEM,

GRANDES ALMOÇARADAS.

GRANDES SACRIFICIOS.

GRANDES VITORIAS.

Edgar disse...

Sei que são atrasados mas o que interessa é a intenção por isso aqui vão os meus parabéns ao Grupo!!!
O que é preciso é força nas canetas (pernas)!!!
Um abraço
Edgar

Coelho disse...

@ Edgar

Obrigado!
Realmente parece um almoço de aniversário... mas não foi.
Foi um giro organizado , que acabou num almoço bem disposto, com direito a bolo Vassoura. :)

O aniversário do Team é por altura do passeio do Carapito(Junho), pois foi lá que tudo começou.

Um abraço!