quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Reportagem: Exemplos de dedicação


Joaquim Sousa: Uma vida a pedalar


Já percorreu o equivalente a quatro voltas ao Mundo em cima de uma bicicleta e ainda tem energia para mais. Muito mais. Eis Joaquim Sousa, um jovem de 78 anos que quando se senta em cima da sua "menina" torna-se num verdadeiro exemplo de paixão pelo cicloturismo, seja nas estradas portuguesas, espanholas ou francesas.
 
Joaquim Sousa: Uma vida a pedalar
Joaquim Sousa vive em S. Mamede de Infesta, Matosinhos, e pratica cicloturismo há mais de 30 anos
 
Habituado desde cedo a ter de pedalar para se deslocar para o emprego, Joaquim Sousa viu no cicloturismo um passatempo que mudou a sua vida. "É uma actividade fantástica, que me permite praticar desporto, conhecer sítios novos e conviver ", explicou, ao JN, garantindo que já ultrapassou a barreira dos 200 mil quilómetros em cima da bicicleta. Da forma como o diz até parece fácil...
"É tudo uma questão de disciplina e força mental", afirma, sem rodeios, assegurando que qualquer pessoa é capaz de o fazer, "desde que tenha motivação, é claro".
É precisamente essa motivação e o gozo de chegar aos destinos que levam Joaquim Sousa a fazer milhares de quilómetros, de bicicleta, pois claro. Já foi do Porto a Paris, cumpriu os 300 km que separam a Invicta e Lisboa por sete ocasiões, e prepara-se para, no próximo mês, fazer a 28.ª viagem a Santiago de Compostela.
Os cerca de 250 quilómetros que separam o Porto da localidade espanhola são encarados por Joaquim Sousa como mais um fim-de-semana de "convívio e companheirismo" com os camaradas, todos eles mais novos, do cicloturismo. E para que o percurso seja cumprido na íntegra, tem vindo a intensificar os treinos, preparando-se para, até à data da partida, fazer mais 500 quilómetros.
"Como também tenho de cuidar da minha esposa, não posso andar de bicicleta todos os dias. No entanto, faço sempre três a quatro treinos por semana", fez notar, enquanto mostrava com orgulho os troféus, medalhas, taças e fotografias que guarda com o maior carinho.


Fonte: 
NORBERTO SOUSA
 

Sem comentários: