segunda-feira, 21 de junho de 2010

Rescaldo: 2.º PASSEIO BTT A.C.R.BENESPERA


Mais um Domingo.. mais uma Voltinha! Desta vez mudámos de estabelecimento comercial (para tomarmos o reforço de cafeína matinal) e juntámo-nos no Rossio pelas 8.10 horas. Lá estava o Filipe (pontualíssimo como sempre) e os camaradas que se estreavam com o TEAM: o Pinheiro e o Gonçalo! Mas que belos reforços estes.. foram os Ponta de Lanças do Vassoura!
Um pouco mais tarde chegaram o Bruno, o Mike e a Patrícia (um pouco atrasados) devido ás circunstâncias técnico-tácticas a que o despertador (biológico) do camarada Paulo e a sua companhia nos obrigaram.... Após várias tentativas de contactar o Paulo (por parte do "primito"), lá atendeu... e tossiu... e voltou a tossir... pois "estava só a descansar um pouco em cima da cama"!!!
Eram umas oito e meia... e após umas voltas até encontrar a Pastelaria.. lá chegou o Paulo e as suas fantásticas luzes de Nevoeiro (não sabemos se eram elas... ou o Sol abrasador que nos encandeavam!) . Após o contratempo.. lá seguimos em fila indiana pela A23 "até lá baixo" em que se contavam quase tantos veículos como pessoas... á falta do VASSOURAMOBIL!! Caso para dizer: "Volta... estás perdoado!" nem que não seja só, pelo facto de ser conhecida como a FANTÁSTICA CARRINHA DO TEAM!!! Mas... está para breve o seu regresso..acalmem-se os organizadores das provas!


Chegados à Benespera cerca de 10 minutos depois, estacionámos e começámos a "olear" as máquinas! Cada um montava a sua respectiva como podia... quando deparámos que o Paulo (com a sua dupla boa disposição.. que nos fazia rir a todos) queria arrancar com a sua "burrinha" só com uma roda! Meus amigos.... três a quererem colocar-lhe a roda.. e os três a colocá-la ao contrário! Devia ser ainda da Ramela!!!


Local da partida... alguns últimos retoques...e o PAULO.. no início do seu pequeno almoço!!!


Lá partimos nós para o passeio fitado de 31 km... que teimou em arrancar... mas lá fomos. Éramos cerca de 3 dezenas e meia, entre os quais já velhos conhecidos.
Partimos para um primeiro tranche de 7 km... que começou a descer pela freguesia abaixo até a primeira (e meus amigos.... que senhora) subida!!

Foi um percurso muito acentuado e com muita pedra.. nada de prático para o pedal de encaixe, mas com umas vistas fabulosas..com Belmonte "logo ali" e a Covilhã a "assomar-se"!


Depois desta valente subida começámos a descer.. num percurso deveras perigoso! Que o diga o Mike.. que mal se "assomou" á descida (como se diz na terra dele) aproveitou e descansou logo um pouco ali no chão, pois há quem diga que a pedra é boa para a coluna! Logo de seguida foi a vez do Bruno (sabotagem.. ou força a mais) de passar á frente da sua bike, pois ele e o volante queriam ir para um lado, e a roda virou para o outro. Resultado final... toca a tirar as ferramentas e apertar o guiador em condições (talvez ainda mal apertado da valente queda da Castanheira).
Quem não tinha encaixe... la foi até ás Quintas de Santo António, quem tinha... vinha cá atrás a varrer os restantes!


Hora de reforço com a já precisa água, pois o muito calor já se fazia sentir!
Arrancámos então para o reforço propriamente dito, que era "já ali"...que se constatou ser na DEMO(U)RA!!
Foi então que passámos num trilho que alguns de nós já conhecia aquando da ida à Aldeia Histórica de Sortelha!
Até chegarmos á Demoura passámos nuns trilhos fantásticos, com umas vistas deslumbrantes.. (e com muita pedra).
Lá estava o valente reforço no meio do pinhal com barras, àgua, bolos, fruta...e boa disposição.



A partir desta paragem rolou-se bem, sempre em conversa e com algumas fotos e camaradagem. Na subida para o campo da bola de Panoias de Cima, deixá-mos de ver a Patrícia (sim... nós ficámos para trás), pois já com 3 voltas.... acrescida dos Fuzileiros (o que nos rimos com esta).. já ninguém a vê!!
Passámos num percurso "recortado" entre pinhos e vegetação.. perigoso por causa da inclinação e muito técnico, mas espectacular.. que o digam as pernas e os braços...!! A partir daqui foi sempre a descer.. com descidas de "arrepiar" e muitos regos!!! Mais uma vez...e eu que o diga... toca a descer e"tá a carregá-la ás costas", pois a fobia de outro tombo.. apoderava-se de mim!
Passámos sempre perto de Aldeia Ruiva, Ramela e Aldeia Nova. A seguir a esta.. foi sempre a rolar até ao café de Benespera. Tempo de reviver o passado e as nossas origens.. que há muito já não acontecia...HORA DO CAI-BEM!!!!! E que bem caiu.... fresquinho... e bem acompanhados... pois parece que houve alguns camaradas que se perderam (ou fizeram por isso) e lá estavam à fresca no café á espera do almoço!


Chegámos ao final da prova.. hora do Banho com uns duches bem improvisados (não fossemos nós PORTUGAS).. com uma água fresquinha.. e que bem soube!
Hora do almoço, onde já estavam os camaradas Filipe, Gonçalo e Pinheiro... numa excelente forma!!!!!

Uma sopinha bem consistente, seguida de uma massada com carne entremeada e febras, acompanhadas de umas belas saladas e um tintol (em que o único sacrificado foi o Paulo).
Após a entrega de prémios aos participantes, seguimos para um cafézinho.... e lá fomos nós a retemperar forças.. para o amigo sofá!!

3 comentários:

Anónimo disse...

Pelas fotos, parece que foi uma bela caminhada! Pena não estar em condições "fisico-tácticas" para acompanhar o team. Já passa das duas semanas sem bike. Aguardemos pelo próximo passeio.
"Assomar
v.i. Subir ao cume.Mostrar-se, aparecer em ponto elevado.Surgir.
V.pr. Deixar-se ver; mostrar-se. Encolerizar-se.Começar a embriagar-se."
Ah pois é! Uma palavra com muito significado e que me agrada muito. Vá-se lá saber porquê... Vitor.

Coelho disse...

Mais um passeio que ficou marcado pela boa disposição dos BikeVassouraTeam. Apesar das contrariedades do relevo, acabaram por conseguir desfrutar através do bom ambiente criado e daquele outro que alguns já levavam....

A notar ainda a elevação nos comentários... já com recurso a dicionários e coisas que tais!

Bons trilhos!

Coelho disse...

E ainda ...faltou salientar a boa escrita e regularidade que os nossos contribuidores demonstram!
Está um bom post Bruno.
Continua assim...