terça-feira, 6 de abril de 2010

Giro no Pedal - Rota das Aldeias Históricas - Sortelha

Alguém escreveu que «as serranias de São Cornélio, da Serra da OPA, da Quarta-feira, de Pena Lobo, das Fráguas e da Bendada, constituem marcos notórios na transposição da paisagem de planalto para a depressão da Cova da Beira. Estes cabeços, altos, fortes e austeros, decorados por inúmeras fráguas e barrocos, que apesar do aspecto solene e ermo, provocam uma admirável comoção e deslumbramento, para quem os aviste do alto das muralhas de Sortelha».

E partimos ao encontro dessas paisagens!
 


Esteve um belo domingo de Primavera, arrisco-me a dizer que fomos abençoados no dia em que escolhemos sair para mais uma especial pedalada. Soalheiro estava o parque de estacionamento do Inter. Foi esse o ponto de encontro às 09h15 (hora nova!). Não fosse a noite anterior, uma noite "do Glorioso" e o atraso de alguns seria multado com a 1ª rodada de Cai-Bem... Outros houve ainda, que pedalaram manhã fora no vale dos lençóis.

Com os cafés tomados fez-se a 1ª contagem dos intervenientes: Miguel, Vítor, Bruno, Dionísio, Filipe, Coelho, o Jorge e o Paz são 2 novos apoiantes do BTT, o Paulo e o irmão são 2 habitués destas lides, provenientes do Btt de Maçainhas e que nos acompanharam nesta empreitada.



Munidos de um mapa enrolado e que mais parecia uma carta de navegação para caber num rolo fotográfico, saímos em direcção a Panoias de Cima -  o primeiro "waypoint".
Sempre em animada conversa, falava-se de tudo desde o nosso sócras e o estado da nação, ao pujante desempenho dos encarnados, e até dos prognósticos para o próprio dia.



Seguiram-se João Antão e Demoura. Onde parámos para rever o sentido da pedalada. Não estávamos com um ritmo demasiado fulgorante, mas a verdade é que já havia alguns sinais de desgaste nos atletas menos preparados. Mas a boa disposição compensava!

Antes de chegarmos a Penalobo, e paralelos à Aldeia de Sto. António, finalizámos o percurso em estrada. Entrávamos em terra batida e Vítor iniciava uma série de telefonemas para marcar novo ponto de encontro com mais um interveniente na pedalada - o Simão -  mas ou fruto das interferências na ligação ou do fraco sinal do GPS (!) não estava fácil acertarem agulhas...

Pouca gente encontrámos... mas havia burros e cabras a saborear as pastagens.

Gente entretida a empatar.... os namorados canídeos...

Alguns não aguentavam as gargalhadas que este par de cães enamorados provocaram...


Mais à frente  e de depois de um breve descanso para reforço e retemperamento das forças apanhámos uma valente subida de 1ª, com direito a tudo: pedra solta, terreno arenoso e zonas de grande valas provocadas pelas chuvadas dos últimos dias. Chegámos a Penalobo onde encontrámos o Simão que já aguardava há algum tempo. Sortelha já não estaria longe, mas decidimos molhar o bico por aquelas paragens. Uma rodada de Cai-Bens no café ali próximo! 


O tempo ia passando e nós continuávamos a fazer troça dele... mas envergámos novo "peito". Dali até Quarta-Feira era um saltinho e para lá chegar tínhamos de subir alguns metros.


Sortelha já quase se avistava dali. A conversa tida com os populares de Quarta-Feira indicou-nos novos trilhos que saíam do mapa inicial, e a parte boa era essa! Andar por caminhos programados é cativante mas sentir o pulso da estrada a cada curva  sem saber o que a seguir encontramos é ainda mais interessante.


(Fim 1ª parte)


`

2 comentários:

GT 3 disse...

Mas ninguem comenta?

tá tudo estoiradinho ainda???

leandroMartins disse...

A primeira foto deste "post" também é histórica!!!!Aínda é a preto e branco e tudo! :) abraço