domingo, 13 de fevereiro de 2011

Giro no Pedal: "TOUR do GRELO MOLHADO"




8.20 era a hora marcada no já habitual ponto de encontro, no Forninho da Estação.
O Vitor e o Miguel esperavam ansiosos (ou não) pelos suspeitos do costume (Bruno e Hélder). Mal eles sabiam..... que essa ansiedade... se mostraria...num verdadeiro INFERNO!


8.50 já com o dopping do costume lá arrancámos asfalto afora até ao Alvendre e entrando na antiga IP5 abaixo. Era a estreia para Bruno e Helder, neste percurso.

Chegámos a rolar a uns impressionantes 76 km/h... reduzidos insistentemente pelas fortes rajadas de vento que ali passavam! Chegados la abaixo ao Porto da Carne, verificámos o reduzido tempo que gastámos para fazermos cerca de 15 km. Houve quem afirmasse em tom de brincadeira.... que seria por não haver mulheres na volta!!

Seguimos estrada afora pela antiga N16, passando por Vila Cortês do Mondego, sempre a rolar e a uma boa média.

Foi então que o Camarada Hélder, insistiu em tirar um foto junto a uma casa já com alguma história na nossa cidade, o Solar do Mondego. Esta belo Edifício, para quem não saiba, foi construído pedra a pedra, trazidas bem lá de longe.
Tirámos uma foto para mais tarde recordar, e seguimos para a Lageosa do Mondego, onde em tom de conversa recordámos o primeiro Passeio que ali realizámos, e como, desde então, ganhámos mais "calo".


Já perto de Celorico deparámos com uma "jeitosa" placa.... a informar que "quase tudo" se ali vendia! Desde couves, azeite... até aos famosos Grelos!!!

Avizinhava--se uma subida desgastante até ao Castelo! E confirmou-se!! E que subida!! Até tivémos que as carregar ás costas!!!




Foi então que chegados lá acima... decidimos "pendurar" as bikes!! Há quem pendure as "botas"... nós penduramos as bichinhas!

E meus amigos.... se fosse agora...e penso que falando por todos..... tínhamos mesmo "pendurado" e ficado no sofázinho de casa!!! Mas já lá vamos!


Volta dada ao perímetro da Muralha do Castelo decidimos então.. dar uma ajuda.. e também colocar as pedras no sítio! É como o poema: "Pedras no caminho? Guardo-as todas, um dia vou construir um castelo".

Após um telefonema vindo dos lados da Guarda.. bastante preocupado connosco.... apercebemo-nos que vinha aí um grande temporal!!! Foi então que começou a pingar!

Meus amigos...... pingar..... era favor..... pingava mais do que debaixo do duche!

Foi assim todo o percurso inverso. A única diferença, foi que em vez da IP5, viémos pela antiga N16 acima.

A partir daqui.... o percurso.... limitava-se a meter água!! Água e mais água!!
Foi assim toda a subida... albergando-nos de vez em quando nas paragens do autocarro... onde por acaso encontrámos 2 amigos nossos destas lides: o Paulo e seu irmão!

Estavam a proteger-se do dilúvio e do frio.... e á espera do transporte. Como o tempo não estava para brincadeiras... só os duros prosseguiram!! Mas que duros!! A lutar contra o cansaço, chuva, vento... e subida! mas que subida... era interminávle!!!.. e muitas vezes pensámos.. porque é que não as tínhamos deixado penduradas!!! Volta sofá! Tás perdoado!

Foi com grande sofrimento que conquistámos a Dorna... e aí sim.... foi só descer! Cada um para seu lado... conforme se podia! Já não se sentiam os dedos... já não se sentia nada!

Foi de duros.... mas conseguimos! Deu vontade de desistir... mas a persistência prevaleceu! Só ao alcance de alguns! Não é para meninos! E por falar neles...... "meninos.... não façam isto em casa!"
Ainda estamos em fase de descongelamento!!

Até breve.. até Domingo.

Saudações Vassourísticas!

By GT 3

7 comentários:

Coelho disse...

Que dureza de volta... que grande malha que apanhámos!
O vento sempre contra, as rajadas de chuva e o rápido arrefecimento de todas as "peças do motor" da bicicleta, foram contrariedades que nos puseram à prova... em toda linha.

Com certeza que não exagero se disser que foi das mais esgotantes voltas.

58Kms. 1 cantil, uma barra energética e a força de vontade.
Ouufff... já passou!

Cumprimentos valentes Vassouras! :D

Anónimo disse...

Façam como eu, as 8:00 pus-me fora da caminha, uma conversinha com S. Pedro em quanto devorava o pequeno almoço, 8.40 saida da estação para 30 kilometros onde só apareceu por breves instantes uma borrascazita, que até valeu para refrescar que ia cheio de calor, 10:40 chegada a casa, passado 2 minutos começou o Dilúvio...
Foi uma voltinha quase seca, não fossem as poças de água.

Deitar cedo e cedo erguer, faz com que andemos de bike sem nos molharmos... eh eh

Boa sorte para o descongelamento.

Zé Carlos
Trilhos & Quedas

Xolas disse...

Alô "cubos de gelo"! O que me apraz dizer é que escolhi um belo dia para ficar na cama! :)
quanto ao post gostei especialemente da parte:

"Chegados la abaixo ao Porto da Carne, verificámos o reduzido tempo que gastámos para fazermos cerca de 15 km. Houve quem afirmasse em tom de brincadeira.... que seria por não haver mulheres na volta!!"

normalmente a minha bicicleta até rola bem a descer...
mas bom espero que nao tenham resultado sequelas desse frio todo que raparam.. o que nao mata so nos torna mais fortes.. boas pedaladas.. :)

Xolas disse...

Desculpem mas tenho de dizer pois nao me caiu bem.. aqui vai.. para quem diz q andaram mais rapido pq "as mulheres" (EU) nao foram... só gostava de relembrar q ja houve passeios em que vassouristas do sexo masculino chegaram bem pior e depois de mim! pensei que isto nao fosse uma questao de competiçao mas sim de passeio,convivio, interajuda e amizade.. onde já mta gente esperou por mim, é verdade, mas eu tb já esperei.. mas se houver algum inconveniente pq "as mulheres" (EU) vão, avisem...

Coelho disse...

Uiiii!?!

GT 3.... descalça a bota agora....

:D

Coelho disse...

Sra. D. Xolitas:

Pensava e pensava muito bem!
Convívio, interajuda, amizade... Eu acrescentaria camaradagem, espírito de grupo, saudável interactividade com a Natureza ou até mesmo a AMCHPVP (Agradável Manutenção do Corpo Humano Pela Via dos Pedais).

Tudo valores defendidos e bem patentes no nosso Team!

Obviamente que a observação relatada não repercute a ligeireza do machismo... nem tal coisa lembraria a ninguém!

Lembra sim as longas demoras (vulgo "sécas")a que está estão intrinsecamente ligados os exemplares femininos a uma qualquer visita que se planeie. (como a sobejamente conhecida situação de ter, p.ex., de comprar pasta de dentes no supermercado... e ter acabado por visitar 3 lojas de pronto-a-vestir, 4 perfumarias e 2 lojas de bijuterias e uma florista dedicada às plantas de rega diminuta......) .... (a que exemplar masculino isto nunca aconteceu??... pois!)

Não acredito que tenha levado à letra e muito menos a peito a evidente e forçada piada brejeira. ;) Acredito sim que tenha sido um impulso orientado ela "ciumisse" por ter tido a cama como companhia em vez do pedal como nós tivemos... :D


No BikeVassouraTeam há zero de incertezas, zero de preocupações!
Bi-keVa--ssou-ra pedale pra cá!

:D

GT 3 disse...

Sra. Xolas:
Em primeiro lugar.... sim senhora... admito.. e admitimos todos... fizeste muita falta.

Em segundo... foi só um brincadeira!

Em terceiro... tomáramos nós.. que houvesse mais como tu no grupo.... (assim recheávamos de trofeus a colectividade!!!)

Em quarto... sim admito.... e admitimos todos..... foi mesmo inveja.. por nao termos ficado todos na cama... e ter passado pelas brasas.... literalmente: pelo INFERNO GELADO!!!

Em quinto.... até Domingo!!!


Cumprimentos Vassourísticos para os preguiçoso(a)s...e para as mulheres em particular!!!

LOL.