O passeio dos Meios abriu a nosso calendário de circuitos organizados de 2011. Teve início no Domingo passado na freguesia de Meios, inserida no Parque Natural da Serra da Estrela. A organização esteve a cargo da Junta de Freguesia da localidade, do espaço comercial dedicado ás 2 rodas pedaladas - Garbike - na Guarda, bem como a diversos voluntários.
Programado para ser um passeio guiado, não foi notada a falta das habituais fitas de marcação nem tão pouco das tabuletas em madeira,uma vez que vários guias criaram vários grupos para andamentos e ritmos diferentes pausados por paragens cíclicas de reagrupamento. Um passeio que teve os condimentos essenciais aos grandes passeios: razoável afluência a rondar a centena de participantes, uma meteorologia quase primaveril a ajudar o bom ambiente que reinava e , quanto a nós, uma das melhores trialeiras para se percorrer e admirar - a Serra da Estrela.
(foto via leitãobrothers)
A extensão de beleza destas paragens deu ares da sua graça logo nas primeiras subidas, quando se começaram a desenhar montes, vales, altos, colinas tanto no horizonte como a meia distância. Pedalávamos serra acima, já com os Meios para trás e em direcção ao Alto de Famalicão, chegados lá acima tomaríamos a direcção de Videmonte, passando pela Fonte dos Ovos numa zona conhecida por "Ribeira" cujo nome se deve à própria ribeira que atravessa o vale e que há-de afluir no Mondego, já depois de criar bonitas cascatas junto ao Poço das Pias. Ainda antes de cruzámos os "Marcos" - um cruzamento de 4 vias onde jazem 3 marcos antigos e que delineam a zona limítrofe das freguesias de Videmonte, Famalicão da Serra e Fernão Joanes fui brindado com um furo. A gravidade do mesmo impediu a eficiência do líquido selante presente na câmara de ar, cedo se percebeu que só a sua substituição resolveria... Já agora aproveito e mando cumprimentos ao pessoal do Clube de Cicloturismo da Vela pelo apoio e prontidão!
De volta aos trilhos, virámos à esquerda ao chegarmos aos Feitais mesmo antes da descida para a Quinta. da Taberna. E virámos por um bom motivo: estava a ser servido por ali o reforço. Orientado para o self-service mesmo nas sandes, a farta mesa improvisada não deixou ninguém em baixo de forças.
(foto via leitãobrothers)
O reforço era ponto de divisão dos percursos, quem vinha preparado para 30 Kms seguia à esquerda, quem preferiu os 40Kms seguia em frente directo a mais um cume da Serra da Estrela. Era mais uma subida e mais paisagem nova para apreciar lá do alto. Ladeámos algumas encostas, vimos gelo, geada e neve gelada, inclusivé algumas lamas nas zonas mais sombrias não tinham descongelado. Dava para imaginar as temperaturas que por ali se sentem....
As paisagens sucediam-se cada vez mais inebriantes, observavam-se as encostas que antecendem Folgosinho e até mesmo Gouveia, o Mondego no fundo do vale, e aqui e ali alguns vestígios de quintas abandonadas... a ruralidade tem sofrido ao longo dos tempos. No entanto o sol aquecia, estava mesmo um excelente dia para o BTT!
(foto via leitãobrothers)
A descida levou-nos de novo ao Alto de Famalicão passando antes pelo Fragusto, ali tomámos um trilho diferente.Mal demos por nós estávamos novamente junto dos balneários de onde partimos. Banhos quentes e frios, quase ao gosto de todos, levaram-nos a terra e lama agarradas ao corpo. A seguir veio o almoço a compor a "larica" comum a todos , e ponto a assinalar foi o convívio em torno das entradas... infelizmente já não tocou aos atrasados...
O Meios deixaram assim a sua marca no BTT de 2011. Deixou toda a gente satisfeita. E a nós lembrou-nos que somos uns priveligiados, com uma serra tão bonita e que nem sempre ousamos disfrutá-la. Voltaremos àquelas bandas com certeza!
Boas pedaladas!
Querem mais fotos? Então vejam o vídeo e liguem as colunas :)
3 comentários:
simplesmente:
(B)om
(R)ifixe
(U)ltra
(T)opo
(A)altamente
(L)indo
Grande trilho, boa gente e a melhor equipa para se pedalar...ficou a faltar um Tasco a meio caminho para um copázio de Cai-Bem!
E o Eduardo cuja força dá cabo de Shifters (selectores das mudanças) ??
Este sempre a topo!
Já fomos ao peito da SERRA... agora andamos nas ASAS!!
Enviar um comentário