sábado, 19 de fevereiro de 2011

Novidades: Registo online e gratuito de bicicletas - BIKEBOOK ?



Não é novidade que registar o número único que cada bicicleta possui, torna mais fácil localizá-la em caso de roubo.
Isto é possível graças a muitos fabricantes, que marcam a baixo relevo um número, ou conjunto de números e letras, no quadro da bicicleta, geralmente debaixo do eixo da pedaleira. Já há algum tempo que é possível em algumas cidades europeias e norte-americanas, assumir a posse legal da bicicleta.
Um dos problemas deste procedimento é a efectividade do mesmo, ou seja, apenas a nível local se torna capaz e cumpridor do seu propósito.
Para resolver esse e outros impedimentos, surge na alemanha e para o mundo MyBikeNumber.
MyBikeNumber é um serviço gratuito e online que permite aos consumidores o registo das suas bicicletas ou componentes, e ao mesmo tempo procurá-los por todo o mundo.

Ao registo, os usuários podem juntar fotos, no perfil da página, para ajudarem a identificar a sua bike. A seguir ao registo, o sistema indexa um código único QR que poderá ser impresso e colado à própria bicicleta. Este código bi-dimensional pode ser lido por muitos dispositivos móveis como os Smartphones.


Um exemplo de apropriação indevida de bens alheios.


No site pode ainda ser anunciada a venda, o roubo, ou a perca da bicicleta, estando assim a informação actualizada em tempo real e pesquisável online. 

Para além de tudo isto, MyBikeNumber permite aos revendedores atribuir códigos QR sob um índice único de loja ou distribuidor, a todo o seu stock ou iventário.

Desta forma torna-se mais seguro comprar bicicletas, tendo a certeza que não são roubadas, e no casso de tal se verificar, enviar-se uma mensagem de forma segura ao fidedigno dono. 

Para termos uma ideia dos números, nos E.U.A no ano de 1998 foram declarados 221,936 roubos de bicicletas, em termos globais os valores anuais chegam a 1,5 milhões.

Disponível em várias línguas, o site ,infelizmente, não contempla a portuguesa.

Será esta uma  forma de desencorajar os mal intencionados?

2 comentários:

jose carlos disse...

Posso ser antiquado, mas não acredito muito nestas tretas...
Isto cá para mim, e excelente para quem é amigo do alheio, "ora deixa cá ver, qual é a bike que vou "encomendar" desta vez... ora é mesmo esta." e pimba, lá vai a velha com ela embora...
Percebem o que quero dizer???
Acho que o melhor é uma boa corrente, pois o seguro morreu de velho.

Coelho disse...

Para uma boa corrente... um grande alicate! ...

Mas não deixas de ter alguma razão no que dizes, mesmo sabendo que o site não disponibiliza a morada da bicicleta! Apenas a cidade é publicada.

E quanto aos Nº de quadro... pode ser facilmente rasurado e até "renovado" com alguma perícia e engenho. Afinal todos conhecemos situações envolvendo viaturas que sofreram o mesmo tipo de ilegalidades.

O grande trunfo, penso eu, está nos autocolantes que avisam que a bicicleta está sob vigilância. Mas uma vez mais pode o método pode ser posto em causa se nos lembrarmos que há larápios..que não sabem ler inglês!

Podemos ver algumas alternativas a este serviço online em:

http://bikevassourateam.blogspot.com/2010/12/novidades-aluquete-anti-roubo.html