sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Giro no Pedal: Giestas tenham medo... muito medo!

REDIT : 27-02-2011


Por : Miguel Teixeira


Mais um domingo, mais uma volta de bicicleta, mais uma cafézada no forninho da estação
onde o pessoal se juntou, mais uns atrasozinhos, normal. Desta vez o plantel era composto,
metade por elementos BikeVassouraTeam e a outra metade por elementos dos Mancos. A ideia inicial era descer ao Vale do Mondego, lá para os lados do Sobral da Serra e depois arranjar maneira de voltar a subir. E foi com essa ideia em mente que iniciámos o nosso passeio. Mal deixámos o asfalto para trás demos conta que iria ser uma volta bem enlameada, havia água e lama por todo lado. E embora o tempo tivesse meio “farrusco”, estávamos com a esperança de que este melhorasse e que não tivéssemos que passar outro mau bocado como no domingo anterior, não deixou saudades esse domingo...


Para iniciar lá fomos em direcção ao Alvendre paralelos á auto-estrada em direcção á mais famosa subida da Invernal, mas desta vez era para se descer. Chegados á tão famosa descida/subida decidiu-se subir mais um pouco e ir descobrir como seria a paisagem no cume da serra á nossa esquerda. E lá fomos nós uns pelo caminho e outros “artistas” por atalhos (Coelho e Miguel), foi aí que se deu o mergulho do dia e que a Patrícia cheia de oportunidade registou em vídeo.












Como dessa queda só sobraram umas valentes risadas, lá continuamos serra acima. O nevoeiro desaparecia, as nuvens também e uma manhã solarenga alegrou o passeio, parecia um bonito dia de Primavera. E lá continuamos nós pelo cume da serra com paisagens muito bonitas, muito mesmo! Como a coisa estava a correr tão bem e algo tinha que acontecer para acalmar as hostes: Um furo!



E  o contemplado foi o Miguel, foi o primeiro de dois, sorte… Ultrapassado o infortúnio
lá fomos nós trilho fora, até que… o trilho terminou. Sim terminou e só havia 2 soluções: ou
voltávamos para trás ou já com o antigo IP5 á vista, a cerca de uns 200 mts, fazíamos um corta-mato. O corta-mato parecia mais viável, pois parecia que a estrada “era já ali”.
Pois, como documentam as fotos, arranjamos uma valente carga de trabalhos, giestas, silvas, pedras, troncos e sei lá que mais, tivemos que ultrapassara de tudo, o que até teve a sua graça.



Chegados á estrada é que nos apercebemos da encosta que tínhamos acabado de descer.
Somos uns artistas! De seguida seguimos alcatrão fora até Sobral da Serra para depois
subirmos de regresso á Guarda. E lá fomos nós subida atrás de subida até chegarmos a Rocamonde, passando por cima da A25, um troço bem jeitoso de subir e que ainda havia quem não conhecesse.


 De regresso à cidade lá apareceu o segundo furo e o contemplado voltou a ser o Miguel, lá calha… Depois foi só rolar que a hora de almoço aproximava-se e havia quem tivesse a família à espera para almoçar, coisa que vem sendo recorrente todos os domingos... Coisas da vida Sras Esposas, Namoradas e Mães! De referir que desta vez tínhamos uma bicicleta em rodagem, a novinha Trek do Sr. Mouta. Ele tratou de a "amansar" ou será que foi ao contrario…




Para o próximo Domingo a gente vê-se no passeio do aniversário da Garbike, até lá…

Cumprimentos Vassouristas!

1 comentário:

Coelho disse...

No final da descida..apenas restaram clareiras na Giestas e silvas arrepiadas pela nossa passagem!