quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Generalidades: História da Bicicleta

Desde os tempos mais remotos, o homem procurou maneiras de se locomover com mais eficiência e rapidez. Ao longo do tempo, a procura fascinou gerações de cientistas e inventores seduzidos pela ideia de obter não apenas um veículo de transporte mas, também, um instrumento de liberdade, capaz de desbravar novos mundos. Sob este fascínio, a história mostra inúmeras tentativas de desenvolvimento de um veículo de duas rodas movido a força humana. Os primeiros documentos destas tentativas datam dos séculos XV e XVI. São estudos de máquinas pesadas e desajeitadas, movidas por complexos mecanismos de correntes, alavancas e outros dispositivos que procuravam dar vida a um veículo sem igual.

Um dos esboços mais notáveis é o do artista e inventor Leonardo da Vinci, que registrou suas idéias em cerca de 700 páginas, guardadas até hoje no Museu de Madrid. Nele, Da Vinci traça os primeiros conceitos de transmissão de força através de correntes, princípio que ainda hoje é utilizado em todas as bicicletas.

A bicicleta, porém, só veio a tomar forma em 1790, quando o conde Méde de Sivrac, da França, construiu o primeiro veículo movido a duas rodas, dando início oficial à história da bicicleta. O nome, no entanto, era outro: celerífero, derivado das palavras latinas celer (rápido) e fero (transporte).Tratava-se de um veículo muito primitivo, em que as duas rodas eram ligadas por uma trave de madeira e movidas por impulsos alternados dos pés sobre o chão.
Mais tarde, o barão alemão Karl Friederich von Drais adaptou uma direcção ao celerífero e, no dia 5 de abril de 1816, apresentou seu invento, baptizado de Draisiana, no Parque de Luxemburgo. Com ele, von Drais percorreu o trajeto entre Beaun e Dijon, na França, numa velocidade média de 15 km/h, registrando assim o primeiro recorde ciclístico da história.

Poucos anos depois, em 1820, o escocês Kikpatrick McMillan desenvolveu novas soluções para o veículo, adaptando ao eixo traseiro duas bielas, ligadas por barras de ferro que funcionavam como um pistão, accionadas pelos pés. Dessa maneira, era possível girar as rodas traseiras, possibilitando que o condutor tirasse os pés do chão para se movimentar.

Claro que o veículo era ainda muito rudimentar e oferecia dificuldades de equilíbrio e muito desconforto para movimentar os pedais. Mas a partir daí a bicicleta encontrou seu caminho definitivo. Uma sucessão de factos, na segunda metade do século XIX, consolida a bicicleta como veículo de transporte, lazer e prática desportiva.




Conde Méde de Sivrac, da França, construiu o primeiro veículo movido a duas rodas, o "Celerífero" dando início oficial à história da bicicleta

O Barão Alemão Jarl Frederich Drais adaptou uma direcção ao Celífero e o chamou "Draisiana" com o qual percorreu longo trajecto entre Beaum e Dijon e assinalou o 1º recorde ciclístico

1º protótipo de uma bicicleta infantil do mundo, a "Draisiana Infantil".



O Francês Ernest Michaux e seu filho inventam o Velocípede. Ele introduziu os 1º pedais colocados na roda dinateira, no entanto o veículo mostrou-se muito pesado para seu propósito.

Cresce o nº de entusiastas do novo veículo sendo necessário a criação de ciclovias na capital Paris. Ernest Michaux consegue fabricar 142 unidades em 12 meses.

Primeira prova masculina com biciclos, vencida pelo inglês James Moore, no Parque Saint Cloud, em Paris.

Primeira prova feminina, ocorrida no Parque Bordelais, em Paris, no dia 1 de Novembro.

Biciclo Guilmet & Mayer, considerado por alguns pesquisadores como a primeira forma de bicicleta do mundo.


Nasce a Companhia Michaux, a primeira fábrica de bicicletas do mundo, que tinha 200 operários
e produzia cerca de 140 bicicletas
por ano. Cada uma era vendida por 450 francos o preço era exorbitante para a época.

Rouseau apresenta um dispositivo que, por meio de duas correntes, multiplicava o giro da roda dianteira.

Vicent, parisiense, constrói a primeira bicicleta com transmissão aplicada ao cubo da roda traseira.

Na Inglaterra, Thomas Humbert inventa o quadro de quatro tubos, utilizando caixas de centro com esferas. Na Itália, o desporto desenvolve-se através do Veloce Club de Firenze, que organiza a primeira corrida de bicicletas, no dia 2 de fevereiro, num circuito de 33 quilômetros. O jovem van Heste Rynner, é o vencedor.

O irlandês James Boyd Dunlop
inventa o pneu.

Aparecimento do primeiro câmbio com acionamento através de alavanca, na Alemanha, por Johann Walch.

Primeira bicicleta acionada
através de eixo Cardan, na França.

Os jornalistas Papilaud e Leroy fazem a "Volta ao Mundo em Bicicleta", sem nenhuma
moeda no bolso.

Na Itália, surge a legislação do ciclismo com a criação da União Velocipedista Italiana.



in "história da Bicicleta"

2 comentários:

jose carlos disse...

Epá, isto faz-me lembrar quando comecei a andar de bike... que belos tempos

Coelho disse...

Não me digas que ainda tens um Celerífero no sótão ? :D