terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Eco-Living: Universidade Austriaca pioneira


Já vimos alguns veículos híbridos e eléctricos serem reconhecidos e até premiados publicamente. A locomoção de veículos através da energia eléctrica está em grande evolução e apresenta-se como a maior tendência para um volte-face no mundo do consumo energético...por todo mundo. Em pleno centro da cidade da Guarda existe um ponto Mobi-e . Um dos que estão espalhados pelo país. Este encontra-se junto (ao agora) antigo Hotel Turismo da Guarda.

Para além disso temos assistido a um esforço suplementar, nessa área, focado nas bicicletas. Um bom exemplo disso é o caso da Energie Graz na Áustria. Foi instalada uma estação de carregamento gratuito para bicicletas eléctricas, no campus da Universidade de Graz.
Cerca de 85% dos estudantes chegam à universidade por outro meio de transporte que não o automóvel, onde as e-bikes são uma escolha bastante popular e comum. Tanto que as previsões mais recentes apontam para um aumento entre 2,750 a 400,00 mil novas unidades a serem adquiridas nos próximos 10 anos...




Com estes números e uma população eco-motivada , a universidade preparou a evolução dos próximos tempos com este novo equipamento amigo do ambiente, gratuito e equipado com um sistema de segurança anti-furto. E já hoje qualquer um dos 27,000 alunos ou dos 3,500 colaboradores da universidade pode carregar a sua bicicleta enquanto estudam ou trabalham. Os mentores desta ideia planeiam instalar similares em hoteis, centros comerciais e parques de grandes empresas.

Ora aqui está uma excelente ideia a seguir por cá. Que é que nos falta para a pôr em práctica?

1 comentário:

Anónimo disse...

Universidade? Vontade? Sei lá.. falta tanta coisa. Mas considero uma ideia muito interessante. Talvez começar por aqui http://vivercidadeguarda.blogspot.com/2010/11/bicicletas-nos-autocarros.html
VTR