domingo, 26 de julho de 2009

Já está mais um na calha!

Abro já as hostilidades... !callme


Ver mapa maior




Esta equipa tenciona deslocar-se , em peso (!) á aldeia de Santo António, no Sabugal no próximo domingo dia 02-08-09, para participarmos no passeio organizado pela "Liga dos Amigos da Aldeia de Santo António". Ao que se sabe, a volta terá 15 ou 40Km, de dificuldade "Baixa" e "Média " respectivamente para o percurso fitado. A organização apela á pontualidade no "check-in" previsto para as 08h00. No final haverá um almoço/convívio (feijoada!) para todos os participantes. No capítulo das informações, estamos terminados! Vamos aguardar mais uns dias pelo rescaldo desta prova.









sexta-feira, 24 de julho de 2009

Curtas - espaço de relevo

E porque nem tudo o que é interessante é BTT ( sim! ...também há vida para além dos singletracks, empredrados e afins...) abre-se aqui um parênteses de cariz humorístico. Para desabotoar a camisa, tirar uma fresquinha do frigorífico e entrar num esquema Relax...







Umas buzinas... que dariam jeito aos muy respeitáveis
"Amola-Tesouras"
senyum





"Ele há cada um..." senyum





"Quem SAAB, SABB..." senyum

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Pedal Raiano

Hoje dedicamos mais um "post" ás águas passadas.
Corria o dia de 08 Junho de 2008, e estava destinado a uma boa investida pelas terras de toiros da raia. Saímos da Guarda antes do 1º quarto de hora das 07h00, não queríamos chegar atrasados...


Pelo caminho, comentávamos as expectativas da volta, numa conversa entorpecida pelo sono...
O cafézinho a meio da viagem levantou as pálpebras uns necessários 10º, e o sol, que prometia umas pedaladas quentes, acabou por ajudar a ganhar forças.
Estacionámos junto ao largo da aldeia - Rebolosa era o nome da simpática terra. Para situarmos os que desconhecem: Chega-se lá pela N233-3 (Sabugal»V.Formoso) antes de "Alfaiates".






O espírito novato notava-se bem, não só pelo equipamento (falo por mim) mas também pelo jeito... Acabámos de nos equipar e fomos ouvir o briefing dado pela organização - Associação S.C.D. Rebolosa.

A adrenalina a subir, e dá-se a partida: é claro que na amálgama inicial de btt'istas logo se formaram os 1ºs fugitivos do pelotão , "algo" cá mais atrás estivemos nós, junto com mais 3 membros da organização, que traziam como missão não deixar ninguém para trás. Ingrata devo dizer...mal eles sabiam quem lhes tinha calhado na rifa prá cauda da volta...


Tinhamos acabado de decidir que iríamos percorrer os 60Kms, quando nos aparece o cruzamento fitado que separava os 2 percursos possíveis mesmo á saida do alcatrão (25Km/60Km). De relevo agradável, a volta estava a ficar interessante, e pessoalmente estava entusiasmado com a capacidade física que os treinos de até então, estavam a permitir.


Ao cruzar uma zona de empedrado irregular, notei um atrito adicional na roda traseira.
Tinha furado... Estava mais uma vez a sofrer do infortúnio da súbita falta d'ar.... á vista de todos.
Apesar das tentativas com uma bomba de ar, a falta de remendos acabou por me impedir de continuar.
Ao colega desejei uma boa prova, que pedalasse por mim... È sempre complicado quando algum da equipa fica "pra trás" mas é assim que acontece, a quem não se precavém....
Dali ficaria a lição: Em prova ou em passeio-uma camâra de ar e um kit de ferramentas são essenciais! Porque nunca convém facilitar, e segundo as Leis de Murphy : Se houver possibilidade de acontecer, o azar acontecerá no pior momento possível.
Aconselhado pela equipa da organização, cruzei a floresta longitudinalmente com a bicicleta á rédea até entrar novamente na aldeia. Por sorte os poucos cães que encontrei eram amistosos...


Ali esperei 3 horas, assistindo ao preparar do almoço para as 80/100 pessoas(estimativa) que ali acorreram. Churrasco, pão, vinho, sumos... nada faltou. Nem os banhos para as bicicletas no final.
O Bruno chegou bastante desgastado e com sinais evidentes do encontro em 1º grau com os "desperdícios" de uma vacaria por onde tinha passado... Não vinha muito contente com isso...
E talvez percebamos porquê...



Distribuiram-se os prémios previstos conforme o tamanho das equipas presentes, beberam-se mais uns canecos e pronto: estava mais uma "no corpo"...
A mim ficou-me a saber a pouco.... ficariam "ganas" para a próxima...


A falta de ilustrações ....culpa de quem se esqueceu da máquina de fotos..ou de as tirar....
Continuem por aí.. que nós vamos andar por aqui!





quinta-feira, 9 de julho de 2009

Regresso ao Passado

Há muito muito tempo, surgiu o convite para a participação na 2ª Volta BTT CSS de Carapito S. Salvador - Guarda.
Desafiado por um (que já conhecia o gosto da anterior edição), o outro não se negou, e os dois membros iniciais desta equipa alinharam num passeio que viria a ser um marco na história recente, de incontornável valor. Estava, ainda sem saberem, a equipa criada.


O passeio em si foi mt agradável, teve ínicio no dia 01 de Junho de 2008, ás 08h30 no largo da sede da associação, passou pela Cabreira , Alvendre, torres eólicas (via Invernal), campo futebol NDS, e repassagem pela sede da associação.


Aqui recebemos o reforço que nos viria a dar energias para terminar(alguns!) os 40kms que estavam planeados. E nesta 2ª fase é que começaram os problemas: na descida que se seguia um estrondoso capotanso do camarada Bruno. A descida era íngreme e os travões travavam muito ! Felizmente revelou-se sem consequências graves, nem para o homem nem para a máquina. Algum pó sacudido e "ála"! Tudo a rolar novamente! Alguns kms mais á frente foi a minha vez, furei... Há quem diga que não foi acidental a súbita perda de ar na roda motriz... que seria consequência directa da "língua de metro" que se arrastava... mas isso são tudo boatos! Foi mesmo furo!
Belo passeio foi o que me calhou a seguir no Range Rover do prof. José Carlos! A partir daí comecei a nobre missão do apoio aos "azarados" que não beneficiaram de furos e outras catástrofes ...




O almoço foi uma bela hora de convívio regada q.b. no recém aberto, á data, "Armazém dos Grelhados" junto á ponte C.Ferro na estação da Guarda, local onde ainda houve direito a brindes gentilmente oferecidos pela GarBike.

Deixo algumas fotos (limitadas pela notável capacidade da máquina)
para memória futura.











E .... Pedalem muito!

terça-feira, 7 de julho de 2009

Bem Vindos!


E aí está o bloco de folhas soltas da equipa BTT que está a trilhar a actualidade desportiva! Os bikers da BikeVassouraTeam são os elementos alvo dos rescaldos a apresentar nesta edição electrónica cheia novidades e curiosidades. Tanto quanto possível, claro!

Esta equipa iniciou-se no BTT há cerca de 1 ano, no passeio de Carapito S. Salvador,não voltando, depois dessa data, a parar ou esquecer o gosto pelo pedal, e pelo contacto com a natureza que este proporciona. Este grupo tem limitado até agora o seu raio de acção na zona centro - com maior incidência na Guarda - mas estão decididos a explorar o restante Portugal!

Queremos com o presente, dar a conhecer os nossos passeios mornos, participações honrosas e também os ditos acontecimentos azarados que são sempre a pimenta destas andanças.
Instalem-se confortavelmente e sigam-nos por esses caminhos de pó, lama e algum "betuminoso" esburacado como um dos parceiros gosta de dizer...

Pedalem muito!