Por: Paulo Teixeira
Mais uma caminhoPEDALADA por terras de Valhelhas!
Toca o telemóvel e o pessoal começa a despertar cheio de vontade de ir dar umas pedaladas, ia ser o dia de 2 estreantes (Patrícia e Paulo) nestas novas andanças.
Os 4 btt'istas começam a juntar-se pelas 07h45 junto a caixa geral de depósitos como estava combinado e carregam-se os novos triciclos para dentro do carro e aí vamos - Valhelhas espera por nós!
Chegados a Valhelhas por volta das 08h45, vimos que havia pouca afluência ao evento, mas vontade e ansiedade para descobrir o que aí vinha era grande. Já preparados, fazemos um pequeno aquecimento ao longo do parque de campismo e do rio ( que por sinal está bem tratado e com um espaço muito agradável). Já quentes, do calor claro, vamos nós fazer o Check-In e receber as belas das prendas, pois o café estava à espera.
Pessoas simpáticas...
Começa a conversa habitual das voltinhas, "...ai e tal isto vai ser fácil, tenho um desviador novo, quando era garoto travava com as sapatilhas…" chegada a hora aí vamos nós para o largo onde nós íamos saber um pouco mais do evento.
Chegados ao local a afluência continuava a ser pouca - cerca de 30 pessoas.
Mais uns amigos e mais umas novidades, mas aí está a hora do arranque. As expectativas eram altas, tínhamos dois iniciantes com uma força e vontade de chegar ao fim da prova e aproveitar um passeio com os amigos.
Somos levados pela estrada até ao começo do passeio, entramos em terra batida junto ao rio, e aí estão eles bicicletas por baixo e Vassouras por cima.
Começa forte e os BikeVassouraTeam ali iam no passeio sem grandes pressas, pois o dia era para ser desfrutado ao máximo, ao fim do 1.5 kilómetros já não se via ninguém, mas nós sempre com a mesma atitude. Eis que a bicicleta da Patrícia começa a dar problemas: passava as mudanças sozinha, saltavam várias vezes, problemas que dificultaram bastante a nossa atleta, mas aí começam também as grandes dificuldades para o resto do Team: tínhamos acabado de chegar a uma bela subida, muita pedra soltas, cascalho, e uma inclinação muito razoável (para uma prova de cariz familiar, deviam ainda estar a pensar nos jipes que por ali andaram...), já com alguns btt'istas empurrando a sua bicicleta.
Começa haver as primeiras críticas, mas ninguém sabia o que ainda nos esperava, mas aí vamos nós serra a cima sempre a juntar mais bttistas e um grupo de amigos pois as bicicletas as costas iam. E a vontade de passar um belo dia era muita…
Para adoçar as pernas aparece a primeira descida ao fim de 4 kilómetros (dois feitos a pé ), uma descida rápida com muito cascalho, aí o Team começou animar pois pensou que já não voltaria a ter que andar a puxar pela “burrinha” mas o que é bom sempre passa depressa, lá voltamos ao normal com uma pequena excepção do reforço obtido pelo rapaz da organização no sitio onde se dividiam as pessoas dos 50 kilómetros e de 30 kilómetros
Não é ginja J e um pouco …pró Paulo e para o Miguel melhor… já pró Filipe e para Patrícia não sei…mas por fim o Filipe ainda conseguiu beber um bocado…. Mas espectacular.
Um bocado de conversa e aí vamos nós novamente, já éramos um grupo razoável de pessoal já não havia dor de pés e de pernas para ninguém.
Chegado o primeiro reforço aí estava a malta, para mais umas gargalhadas e contar mais umas aventuras passadas pelo caminho….
Barriga cheia ai vamos nós que só ainda estamos a metade do monte e está a chegar a hora de almoço, mas mais duas pedaladas e já está... não dá mais, é só pedras soltas regos de água e inclinação muito acentuada. Apanhamos boleia uns dos outros e passado uma hora estamos no cimo da serra, e só já se pensa em descer.
Depois de tanto trabalho, o pessoal já cansado: o Mike com bolas nos pés, aí vamos nós descida a baixo, uma descida alucinante pouco deu para apreciar a deslumbrante paisagem que naqueles vales se encontra.
Por fim apanhamos o último reforço onde nos juntámos novamente todos bebemos uns copos… de água claro, fazia muito calor. Com os últimos metros pró fim do passeio já estávamos prontos para outra… bebida é claro.
A sinalização alertava para o excesso de peso....
Tirando a parte dos cerca de 9 kilómetros com a bicicleta à mão e a água fria para tomar banho, foi um passeio muito divertido, há que realçar a boa prestação da Patrícia que chegou em 1º lugar do grupo feminino que se encontrava connosco. Já o Miguel ganhou o prémio: "Lateiro do dia", a carne de porco alentejana estava boa, mas o rapaz comeu 3 pratos, e não digo nada da sobremesa que acho que foram 2 mousse e 3 doces do céu… PELO MENOS!
Agradecer também aos btt'istas do bttonline e ao “Flygye” pela boa disposição proporcionada ao longo do passeio, e pela excelente companhia.
Boas pedaladas!