terça-feira, 29 de setembro de 2009

O FABULOSO MUNDO DA ORIENTAÇÃO

ori-btt em RENDO


No passado dia 5 de Julho estivemos em Rendo, essa bela localidade do concelho do Sabugal.
Motivados pela vontade em conhecer melhor "isso da orientação"- princípios, requesitos e modo de acção deixamos antever: A Orientação acabou por se revelar viciante!




Mais habituados a ver pessoas com papéis nas mãos, bússolas ao pescoço, comentários solitários e movimentos ambíguos quando estão paradas, foi com a concentração redobrada(pelo inevitável atraso na chegada...) que ouvimos as explicações do homem que nos foi apresentado como um dos respeitáveis do exército, um "expert" em topografia e cartas militares.

Gravámos tudo direitinho, instalámos a bússola e saímos em último lugar. Enquanto confirmávamos as coordenadas, direcções e azimutes, pedalávamos com força e determinação seguindo a primeira rua... falhada. Valeu a ajuda de um pioneiro que já vinha em sentido contrário! -" Por aí não! ...Não tem saída!! "

Seria isto um presságio ??!



A descarregar as máquinas.(á esquerda)


Não nos deixámos intimidar por um lapso inocente e sem exemplo... continuámos a (des) orientação e seguimos pistas, dicas e uma carta militar 1:25000.




O 1º CheckPoint a dar que fazer... onde estaria??



Não tínhamos intenção, mas também não podíamos copiar ninguém... Cada equipa tinha percursos diferentes e CheckPoint's escolhidos a dedo.. Mas isto é que torna as provas apetecíveis, resultou em cheio!





A dada altura a confiança apoderou-se de nós, estávamos a picar incrivelmente rápidos! Entrámos ( um grupo momentâneo de 6 Btt'istas) a direito num entroncamento de 3 vias: lá ao fundo da descida encontrámos aqueles que nos pareciam ser o donos da propriedade privada que não reconhecemos logo de ínicio... De rompante perguntei:

-" Bom dia! Sabem d'algum ponto aqui pr'a picar?? Este caminho vai dar á Ruvina não é?
Se formos por além assim... ? "

Ao que responderam:

- "Não, vocês vêm enganados! A corrida não é por aqui, se continuarem vão encontrar GADO BRAVO!!!! "

Palavras que estremeceram os pedais.... blur Nós queríamos chegar cedo, é certo... Mas não guiados por uma manada de bois 'contentes' por nos ver... Especialmente gente que como eu, que ao longe fazia lembrar um adepto dos Encarnados... pl'a vestimenta.

Renunciei ao sádico convite dos colegas para ir na frente.. dei(mos) meia volta e voltámos atrás... nunca tínhamos estado tão de acordo......



- Os pontos obrigavam a um minucioso rebusco, mas não nos estavam a escapar. A insistência é o truque.



A desertificação deixa a 'obra' á vista...





Esta 1ª parte do percurso foi práticamente feita apenas a dois, algo mais tarde antes da subida á Ruvina, um camarada da Guarda mas residente em Ílhavo, juntou-se ao Team e acompanhou-nos quase até ao final... não fosse o azar que teve antes do Côa ... O desviador traseiro da sua Cannondale não aguentou as fortes tiradas que lhe sacavam nas subidas - Partiu! irremediavelmente... ainda tentámos ajudar mas nada havia a fazer senão subir a serra de forma a alcançarmos rede gsm..
Ali na zona, os telemóveis apenas dão horas...

Mais á frente iríamos encontrá-lo são e salvo no "comes&bebes" teve a sorte de encontrar rede quando recuou alguns metros atrás e conseguiu ligação com a organização. O carro-vassoura teve trabalho esse dia...




Quanto a nós... maravilha! Descidas rápidas, curvas apertadas e pouco calor, é uma das fórmulas que mais aprecio. As máquinas aguentaram-se bem, dando o possível conforto..



O sol não era muito, mas gente precavida vale por 2!





Tínhamos já passado por Cardeal, Pouca-Farinha, Ruvina, íamos em direcção á Rapoula do Côa.
Esperava-nos uma bela "bucha" para re-temperar forças. O local foi bem escolhido pela Organização- o Parque Fluvial de Rapoula do Côa.



Em cima: A chegada; Em baixo: A fome!










Juntaram-se também a nós aqui o pessoal da Caminhada.


A partir daqui prá frente, teríamos então de subir cerca de 3km, picar mais 2 pontos e voltar a descer em direcção ao Cõa. Andámos muito tempo sozinhos, o tempo estava a passar... até que o mapa interrompeu a linha vermelha que mostrava o sentido dos pontos... havia uma linha azul no meio... obrigou-nos a passar para o lado de lá... mas sem ponte... ah pois...

Foi escolher a melhor zona e...



Ficámos com peixes nas meias!



Já faltava pouco... decidimos "atalhar". A ideia era subir a direito fazer corta-mato, segundo o nosso mapa era possível, mas falhámos um dos cruzamentos.. e fez toda a diferença... acreditem.

A fome atacava, enevoava a visão, daí não termos conseguido picar o penúltimo ponto.
Apesar de não ter sido por falta de tentativas... encaminhámo-nos em direcção ao almoço afinal de contas já deviam estar á nossa espera... as 15h não tardavam nada...











- " Aleluia! Que já aí vêem ! "



Ainda assim, depois do nosso esforçado périplo, obtivemos a recompensa!
Ao entregarmos os boletins, ficámos a saber que tínhamos sido a equipa que mais checkpoint's tinha passado. Estávamos vencedores do I Ori-BTT de Rendo!

A título de prémio.... foi-nos atribuído um fausto almoço ás 15h45 da tarde.... com a Organização- apenas por que o resto do pessoal..... já tinha marchado tudo para casa! gelakguling



Contentes pelo feito, derreados das pernas... ficámos "aguados" por nova prova do género.

Parabéns á Organização!


Continuação a todos.



segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Divulgação - 1º Passeio Terras do Côa no Sabugal

Boas, pessoal! Trago hoje notícias de mais uma prova a realizar no distrito. Organizado pelo "Clube Automóvel 6 Quinas", no dia 4 do próximo mês de Outubro teremos muitos BTT'istas a rumar em direcção á raia. Passamos já aos detalhes:





MARATONA +/- 50 Km - Nível de dificuldade média

MEIA-MARATONA +/- 25 Km - Nível de dificuldade média/baixa

SECRETARIADO:
Largo da Fonte (centro do Sabugal)
Inicio das inscrições 8:00 horas - Partida 9:00 horas
Inscrições 10 bikes e 8 bikes para sócios - Inclui : Reforço, Almoço, Banhos, Seguro da prova, Dorsais e brindes

Uso de capacete obrigatório - Passeios marcados


CONTACTOS : 962 489 099 / 913 889 736 / 962 741 275
e-mail: daniperas@hotmail.com / dtvpeter@gmail.com

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Curtas

Ora vivam companheiros!


Após o auge do período estival, onde todos - assim o esperamos- tenham tido direito a umas merecidas férias, a BikeVassouraTeam regressa aos trilhos e aos posts.

Trazemos humor, para aliviar a tensão democrática deste dias....


Pobre Tom Mabe...






P'ra quem quer saber como é..







Haka-Barrosã






E ...descarreguem o stress acumulado !Leg'09!